“Acredito muito no valor de uma Educação pública de qualidade e o que me move é pensar que posso ser agente do seu fortalecimento”

Admirada por toda a comunidade escolar, Juliana Carrijo Naves Fernandes é gestora do Colégio Estadual Delcides Ferreira de Morais, em Caldas Novas. Considerada um grande exemplo de educadora, ela é uma das nossas homenageadas no Dia do Professor

A atuação da educadora serve de inspiração para os alunos e professores da instituição na qual ela trabalha

No ano 2000, a professora Juliana Carrijo Naves Fernandes passou por duas das experiências mais importantes de sua vida: o começo na faculdade de Pedagogia e a gestação de seu primeiro filho. “A gravidez foi uma alegria, mas também uma grande preocupação em relação ao novo projeto que eu estava empenhada a me dedicar”, conta ela.

O desafio de conciliar as duas coisas, com o aumento das responsabilidades a partir do primeiro ano de vida do bebê, quase a fez desistir da universidade, mas o apoio de uma professora foi decisivo para que ela continuasse e conquistasse seu sonhado diploma de graduação.

“A inesquecível professora Ilma!”, relembra Juliana. “Sua compreensão e acolhimento foram essenciais não só para a minha permanência na faculdade como também para eu perceber o quão é importante o papel do professor na vida de um aluno”, acrescenta ela.

Juliana diz ainda que, a partir daquele momento, teve certeza de que gostaria de trabalhar movida pela missão de educar e impactar a vida das pessoas. E é isso que ela tem feito desde então. À princípio como professora e, desde 2017, como gestora do Colégio Estadual Delcides Ferreira de Morais, em Caldas Novas.

Escuta ativa

“A Juliana como diretora é excelente. Ela nos mostra o poder que a Educação exerce na vida dos jovens e incentiva o protagonismo juvenil. Ela também ajuda, acolhe e está sempre pensando no bem de todos”, frisa Kalebe Pereira Alves de Oliveira, 19 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio.

Aluno do colégio desde o 8º ano do Ensino Fundamental, ele acrescenta que Juliana promove uma escuta ativa com toda a comunidade escolar e está sempre buscando as melhores soluções para os alunos e professores.

Kalebe faz questão de destacar, ainda, que a seriedade e o amor que Juliana transmite no dia a dia da escola é reconfortante. “Tenho muita sorte e orgulho dela ser minha diretora”, conclui.

Ambiente colaborativo

“Trabalhar na escola onde Juliana é gestora tem sido uma experiência incrível”, comenta o professor Paulo Henrique Filho, que leciona Ciências para as turmas do Ensino Fundamental II e está lotado no colégio desde 2019.

Segundo ele, a paixão da gestora pela Educação fica evidente em cada aspecto do trabalho que ela realiza. “A Juju demonstra uma notável habilidade de liderança, promovendo um ambiente colaborativo e motivador para toda a equipe. Sua capacidade de ouvir e valorizar as ideias dos colegas cria um clima de confiança e respeito mútuo”, salienta.

Paulo Henrique lista várias outras qualidades da atual gestão: visão humanizada, busca constante por melhorias, capacidade de inovação, abertura para novas ideias, apoio e respeito à comunidade escolar, espírito de cooperação, além de muita habilidade e conhecimento da área de atuação.

Para o professor, quando essas características caminham juntas, criam uma liderança forte e eficaz capaz de promover um ambiente de trabalho positivo e produtivo. “A equipe se sente valorizada, ouvida e apoiada e isso contribui para o sucesso da organização como um todo”. Ele ainda acrescenta: “A Juju é um amor. Ela merece o mundo. Todos a amam”.

Exemplo inspirador

Professora efetiva da rede estadual de ensino desde 2007, Juliana Carrijo é um exemplo inspirador para todos aqueles que acreditam no poder transformador da Educação.

“Para mim não há lugar mais potente que a escola. Não me coloco apenas no lugar de crítica, mas procuro também estar onde posso agir. A gestão me proporciona essas possibilidades”, ressalta ela, acrescentando que já trabalhou na rede privada, mas foi na pública que percebeu que efetivamente teria mais oportunidades para trabalhar com a aprendizagem de forma mais efetiva e autônoma.

“Acredito muito no valor de uma Educação pública de qualidade e o que me move é pensar que posso ser agente do seu fortalecimento. Eu acredito no potencial de cada aluno e por isso faço tudo para incentivá-los a serem pessoas melhores e profissionais bem sucedidos”, completa ela.

Juliana é natural de Caldas Novas, tem 44 anos, é casada há 24 anos e tem três filhos. Seu currículo inclui especializações em Psicopedagogia, Educação Inclusiva e Orientação Educacional, além de um mestrado com foco em violência escolar.

(Texto: Maria José Rodrigues/Fotos: Divulgação)