Estudantes-atletas que representam Goiás nos Jogos Escolares Brasileiros de 2023 já conquistaram 13 medalhas

Representado por 211 alunos de vários municípios, o Estado já garantiu quatro medalhas de Ouro, seis de Prata e três de Bronze. Competição está sendo realizada em Brasília

Os alunos-atletas que estão representando o Estado de Goiás nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2023 já conquistaram, até o momento, 13 medalhas nas competições.

O evento teve início no dia 27 de outubro e prossegue até a próxima quarta-feira (8/11) em Brasília. Isso aumenta ainda mais as chances de novas conquistas para o Estado.

A delegação goiana é composta por 211 estudantes/atletas da rede pública estadual e municipal, além de instituições de ensino privadas. A comitiva viajou acompanhada por 59 profissionais da área técnica.

As 13 medalhas estão distribuídas entre quatro de Ouro, seis de Prata e três de Bronze. O Ouro veio nas competições de Judô, Atletismo, Atletismo Adaptado e Vôlei de Praia.

Atleta quilombola

Um dos destaques dos Jogos foi o aluno Claudino da Silva Fernandes, que conquistou o Ouro nas provas de Atletismo - Salto em Distância. Ele tem 14 anos e é aluno do Colégio Estadual Quilombola Kalunga II, na extensão Areia, município de Monte Alegre de Goiás.

Durante esta primeira fase dos Jogos, a soma maior de medalhas foi de Prata, com os estudantes-atletas de Goiás chamando a atenção nas provas de Atletismo/Atletismo Adaptado, que alcançou três medalhas.

Duas Pratas também vieram no Xadrez e no Taekwondo. A mesma modalidade garantiu também uma medalha de Bronze, assim como aconteceu com o Judô e o Karatê.

Sobre a competição

Os Jogos Escolares Brasileiros de 2023 registrou a inscrição de 6.714 estudantes-atletas, sendo considerada a maior edição de todos os tempos.

O evento é organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e está dividida em dois blocos. O primeiro teve início no dia 27 de outubro e prosseguiu até o dia 2 de novembro. Já o segundo está sendo realizado no período de 3 a 9 de novembro.

Os JEBs é a principal competição escolar do Brasil e reúne estudantes-atletas de 12 a 14 anos das redes pública e privada. Os vencedores garantem sua vaga para os Jogos Sul-Americanos que serão sediados no Chile, em dezembro.

Ao todo são 18 modalidades em disputa: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling [arte marcial] e xadrez) e mais duas modalidades em demonstração: curling e esgrima.

CONFIRA O QUADRO DE MEDALHAS - GRUPO 1

OURO

Modalidade: Vôlei de Praia

Alunos: Marcelo Gustavo e Pablo Henrique