Professora da rede pública estadual de Goiás acerta tema da Redação do Enem 2023

Há mais de 20 anos no Estado, Fabiana Iolanda Sotini leciona Língua Portuguesa e Redação no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Joaquim Carvalho Ferreira, em Goiânia

O tema proposto na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano [‘Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil’] foi recebido com muita alegria pelos alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Joaquim Carvalho Ferreira, em Goiânia.

Isso porque o assunto foi amplamente discutido durante as aulas de Língua Portuguesa e Redação da professora Fabiana Iolanda Sotini. “Eu acompanho as propostas das redações do Enem há muitos anos. Estudo e faço uma avaliação da linha de raciocínio dos temas e, com isso, fui percebendo que o eixo de Cidadania é o que mais tem sido cobrado”, explica ela.

A partir dessa análise, a professora conta que decidiu propor aos alunos uma reflexão com foco na temática ‘A Importância Social e Econômica do Trabalho Doméstico de Cuidado’. Segundo ela, essa foi uma das atividades do cronograma de atividades do quarto bimestre letivo.

A “cara do Enem”

Fabiana conta que durante uma das aulas de produção textual, ela chegou a dizer aos alunos que esse assunto era “a cara do Enem”. Entretanto, quando ela ficou sabendo qual era o tema cobrado na prova de Redação, até ela ficou surpresa.

“Eu não esperava que as semelhanças fossem nos mínimos detalhes como foi, pois muitas vezes a gente até acerta o assunto, mas não o recorte específico que o Enem pede. Além de espantada, eu fiquei bastante feliz porque sabia que meus alunos tinham se sobressaído”, comenta ela.

Formada em Letras pela Universidade Católica de Goiás (UCG), hoje Pontíficia Universidade Católica (PUC), Fabiana é professora da rede estadual de ensino há 24 anos, sendo 20 deles como efetiva. No momento, ela leciona para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio no Cepi Joaquim Carvalho Ferreira, no Bairro Capuava.

Para esse ano, a expectativa da professora com o desempenho de seus alunos na avaliação do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) é a melhor possível. “Todos os anos nossos alunos alcançam notas acima de 900 pontos e dessa vez não será diferente”, comemora ela.

Acertou ‘em cheio’

Da turma do 3ª A, o aluno Matheus Vieira destaca que, ao ver o tema da Redação do Enem deste ano, se sentiu muito feliz e seguro. “Na hora eu me lembrei das aulas da Fabiana e a gente discutindo as nuances desse assunto. Isso me ajudou a escrever com muita propriedade”.

Matheus lembra que, à época, muitos alunos acharam pouco provável que a temática fosse abordada no Exame Nacional do Ensino Médio, mas a professora insistiu tanto que eles se envolveram nas discussões. “Ela estava certa e na segunda-feira [6/11], todos nós fomos parabenizá-la pelo excelente trabalho”.

A aluna Laura Luiza, da mesma turma de Matheus, diz que quando leu o tema da Redação do Enem, pensou consigo mesma: “Isso é fichinha!”. A estudante ressalta que usou exatamente a mesma defesa elaborada no texto produzido em sala de aula, discorrendo com grande desenvoltura sobre o assunto.

Cronograma de avaliação

O trabalho de produção textual realizado no Cepi Joaquim Carvalho Ferreira faz parte de uma metodologia adotada pela Seduc Goiás em todos os Centros de Ensino em Período Integral da rede pública estadual.

O cronograma da sistemática avaliativa é encaminhado para todos os Cepis no início do ano letivo. As produções textuais e os simulados, que integram o Bloco 1, fazem parte das atividades propostas para os quatro bimestres.

Todas as atividades realizadas pelos alunos são corrigidas pelos professores e é feita a devolutiva para os estudantes, com as devidas orientações para que eles possam avançar na aprendizagem.