Secretaria Estadual da Educação premia estudantes destaques no Concurso Cênico-Literário de 2023

Detalhes

Nesta terceira edição do concurso de produções textuais e cênicas, os selecionados receberam troféus, tablets e livros literários

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação/Gerência de Arte e Educação e Centro de Estudos e Pesquisa Ciranda da Arte, realizou, nesta quinta-feira (16/11), em Goiânia, a cerimônia de premiação dos estudantes destaques do ‘III Concurso Cênico-Literário: Reconhecendo nossas goianidades’.

Com a temática “Quem sou eu? Minhas identidades, origens, memórias e vivências”, esta terceira edição premiou, ao todo, 24 estudantes que se destacaram nas produções literárias e 26, nas produções cênicas. Os estudantes do 6° ao 8° ano do Ensino Fundamental de diferentes unidades escolares da rede estadual de Educação, foram contemplados com tablets, troféus e livros literários.

Além dos vencedores e dos professores acompanhantes, estiveram presentes na solenidade, a secretária-adjunta da Seduc/GO, Helena Bezerra; o superintendente do Desporto Educacional, Arte e Educação, Marco Maia; a gerente de Arte e Educação, Luz Marina de Alcântara; pais e familiares; a equipe de profissionais do Ciranda da Arte e servidores da Secretaria da Educação.

A abertura do evento, contou com a exposição dos textos literários dos alunos e, em seguida, com a apresentação da peça teatral “O Desvelo de Maria.” O elenco foi composto por alunos e professores/atores do Ciranda da Arte e, ao final do evento, foi realizada a premiação.

Durante a premiação, a secretária-adjunta, Helena Bezerra, ressaltou a importância de se desenvolver novas formas de aprender a ler e escrever, e parabenizou a equipe organizadora pelo modo de fomentar a cultura através da Educação. “A realização de tudo isso só está sendo possível por causa do comprometimento de cada um de vocês (alunos e professores). É uma emoção muito grande estar aqui!”, afirmou.

Produções textuais e vivências

Maria Clara Cabral, estudante do 8° ano do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Dr. Pedro Ludovico, do município de Quirinópolis, é uma das participantes do III Concurso Cênico-Literário que teve sua produção literária em destaque.

Seguindo a temática do concurso, sobre memórias, origens e goianidades, Maria Clara desenvolveu a redação “Pedaços de mim”, na qual relata suas vivências na zona rural e na fazenda, local onde sua família vive.

Esta é a primeira vez que a aluna participa da disputa e, por este motivo, ela conta que está muito feliz pelo resultado. “Estou muito feliz e me sinto lisonjeada pela oportunidade de participar e ganhar este prêmio. Eu gosto de escrever e minha professora me ajudou bastante. Está sendo um momento mágico”, ressalta ela.

Para a professora de Língua Portuguesa da escola de Maria Clara, Onilda Aparecida Gondim, foi muito bom trabalhar a produção de texto com a aluna, porque ela é dedicada e esforçada. “É muito gratificante estar aqui contemplando a Maria Clara e eu acho que este é um concurso muito importante para desenvolver a leitura e a escrita, além de fazer o aluno acreditar no seu potencial”, declarou a professora.

Espetáculo teatral

A apresentação teatral “O Desvelo de Maria”, realizada por alunos e professores/atores do Ciranda da Arte, é uma narrativa preenchida e complementada com os relatos e produções textuais dos jovens classificados nesta edição do concurso. Ou seja, além dos estudantes participarem do teatro, eles também contribuíram para a criação do enredo, que contou histórias sobre a cultura goiana e suas identidades.

(Texto: Isadora Ribeiro - Comunicação Setorial da Seduc/GO - Foto: Solimar de Oliveira)