Tem início a Conferência Estadual de Educação de Goiás

Importante evento para a Educação dos próximos anos, a conferência estadual integra a Conae 2024 a ser realizada em janeiro próximo

Após a realização de 10 conferências Intermunicipais consolidando a representatividade de 10 macrorregiões do Estado, tem início, nesta quarta-feira (29/11), na capital, Goiânia, a Conferência Estadual de Educação de Goiás.

Instituídas como etapas da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, as conferências estaduais, como a de Goiás, realizadas em todo o país, robustecem a construção dos planos decenais de Educação que estabelecerão as diretrizes da Educação brasileira no período de 2024 – 2034.

Em Goiás, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, juntamente com o Fórum Estadual de Educação, e órgãos, organismos, instituições, representantes da sociedade civil e outros voltados à Educação farão, nestes dois dias, as discussões, deliberações, e propostas, com vistas a contribuírem para o Plano Nacional de Educação.

Toda a relevância do evento se mostra, sobretudo, quando se definirão estratégias para a melhoria da Educação pública e privada, nas etapas todas da Educação Básica e no ensino superior. A Educação como mola do desenvolvimento econômico e social, para além dos desafios históricos, precisa buscar alternativas para a Educação impactada pela pandemia de Covid-19 e seus novos caminhos nos próximos anos.

Educação e justiça social

Ao apresentar investimentos que já superam os R$ 6 bilhões na Educação pública estadual, o Governo de Goiás participa da Conae 2024 com expertise no enfrentamento e boa performance diante dos desafios diários da oferta da Educação, com robustez de investimentos. Os recursos destinados à melhoria da infraestrutura da rede pública estadual, em tecnologias e em formação, com ações de combate à evasão escolar, a exemplo do Programa Bolsa Estudo e com a instituição do regime de colaboração com os municípios em prol da Alfabetização destacam o estado na Educação do país.

A Conae 2024, com o tema ‘Plano Nacional de Educação 2024 -2034: Política de Estado para garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, encontra na Educação pública estadual de Goiás, passos importantes, transformados em ações governamentais que perdurarão nos próximos anos letivos.

A participação do estado nos esforços mundiais de fortalecimento da Educação como a via de oportunidades para a melhoria da vida das pessoas, como pilar do progresso econômico e social, é o principal instrumento de participação e contribuição para a Educação a partir de novos olhares e documento.

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, representou o Governo de Goiás na cerimônia de abertura da conferência, realizada nesta quarta-feira (29/11). Na ocasião, a secretária clamou aos futuros delegados que representarão Goiás na conferência nacional que ajudem a desenvolver um Plano Nacional exequível e que tenha como foco os estudantes.

“Quando pensamos no Plano (Nacional de Educação), nós estamos falando do documento mais importante para nós depois da Constituição Federal. Mas também de um documento exequível, possível de ser cumprido financeiramente e orçamentariamente”, enfatizou Gavioli.

“Esse é o Plano da Educação e Educação somos todos nós. Mas, só existe Educação, só existe escola, se existir estudante. Então, na hora que a gente vai levar esse debate, temos que pensar no estudante”.

Programação

A Conferência Estadual de Educação de Goiás ocorre no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), durante toda esta quarta-feira, até às 12h da quinta-feira, dia 30/11. Serão realizadas discussões plenárias, colóquios, conferência e a eleição dos delegados goianos na Conae 2024.

Assim como a de Goiás é etapa anterior à nacional, outras dez conferências Intermunicipais foram realizadas no estado com o objetivo de ampliar a representatividade das demandas, anseios, propostas, discussões e contribuição.

Nestas conferências intermunicipais, realizadas ao longo do mês de novembro, em Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Formosa, Rio Verde, Uruaçu, Itumbiara, Luziânia, Goiás e Goianésia, também houve a eleição de delegados que participarão desta etapa estadual e, conforme alguns critérios, também estarão na delegação de Goiás na conferência nacional, em janeiro próximo, em Brasília, DF.

Comunicação Setorial da Seduc/GO