Itinerários formativos garantiram a oferta de Filosofia e Sociologia na rede estadual de Ensino

Parte diversificada do currículo permitiu que estudantes de Ensino Médio optassem por disciplinas alinhadas às áreas do conhecimento de seu interesse. Dentre as áreas contempladas pelas disciplinas eletivas e trilhas do conhecimento estavam as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Desde a aprovação do Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio (DC-GOEM), ocorrida em 2021, estudantes de Ensino Médio da rede estadual de Educação passaram a experimentar um currículo mais flexível.

Além dos componentes curriculares que compõem a Formação Geral Básica, as escolas passaram a ofertar itinerários formativos, que abre um leque de possibilidades para que os alunos possam optar sobre o que cursar de acordo com seus interesses e afinidades.

Os itinerários formativos contemplam as aulas de Projeto de Vida, letivas e trilhas de aprofundamento. Criados com o intuito de impulsionar o protagonismo juvenil, esses componentes correspondem a 1.200 horas dentre as 3.000 horas que constituem a carga horária do Ensino Médio.

O Documento Curricular do Ensino Médio prevê 17 itinerários formativos, sendo dois de cada área do conhecimento, seis integrados (interação entre duas ou mais áreas do conhecimento) e três do eixo técnico-profissionalizante.

Cada escola precisa oferecer, no mínimo, dois itinerários formativos, escolhidos de acordo com os interesses dos estudantes e com o número de profissionais capacitados para ofertar as aulas.

Flexibilização

Ábia Vargas, gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), explica que essa flexibilização proposta pelos itinerários possibilita a abordagem dos conteúdos de uma forma mais integrada, unindo conhecimentos e habilidades diferentes áreas do conhecimento em um só componente curricular.

É o caso do itinerário formativo integrado Matematicidades, que reúne conhecimentos da Matemática e das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Esse itinerário aborda aspectos históricos, geográficos, matemáticos, sociológicos e filosóficos que constroem as cidades, incluindo aulas de Filosofia, Sociologia, Geografia, História e Matemática.

Além de possibilitar o acesso aos conteúdos de forma contextualizada, esse itinerário permite que estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, cuja matriz curricular não inclui aulas de Filosofia e Sociologia dentro da Formação Geral Básica, tivessem acesso a esses componentes curriculares.

Amais a trilha Matematicidades, a trilha integrada de Agropecuária: História, Processos Econômicos e Tecnológicos em Goiás, e as trilhas de aprofundamento Ser Jovem e Toda Forma de Poder incluem aulas de Filosofia e Sociologia em suas matrizes curriculares. A eletiva Tópicos de Ciências Humanas, ofertada para todas as séries do Ensino Médio, também aborda os conhecimentos e habilidades de ambos os componentes curriculares.

Leitura Todo Dia

Em 2021, o Governo de Goiás lançou o projeto Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento, uma iniciativa extracurricular que visa desenvolver a leitura crítica por meio do acesso a grandes obras da literatura mundial.

Na primeira etapa, foram atendidos 1.200 alunos da rede estadual matriculados na 1ª série do Ensino Médio. Por meio da plataforma do programa, eles tiveram acesso a clássicos literários como ‘Odisseia’, de Homero; ‘O Banquete’, de Platão; e ‘As Meditações’, de Marco Aurélio. Ao final de cada leitura, os participantes se reuniam em rodas de conversa virtuais para debaterem as obras e estabelecerem relações entre o enredo e a realidade.

A ação foi fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás e o Espaço Ética, coordenado pelo professor e filósofo Clóvis de Barros Filho, e integrou conhecimentos das áreas de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além disso, incentivou a leitura entre alunos do Ensino Médio e permitiu a compreensão das obras de grandes filósofos e autores da humanidade.