“A maior e melhor notícia são os dados do Saego”, afirma secretária

Detalhes

Retrospectiva da Educação 2019/2023 demonstra investimentos de R$ 6,4 bilhões

Em entrevista coletiva concedida à Imprensa nesta sexta-feira, 15/12, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, anunciou os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) 2023 que apontam o crescimento em proficiência em Língua Portuguesa e Matemática na rede pública estadual de ensino. Conforme a secretária explicou aos jornalistas, os avanços, que ocorreram em todas as regionais, provêm do compromisso do Governo Estadual com a Educação com significativos investimentos que superam, de 2019 a 2023, R$ 6,4 bilhões.

“Não estamos dizendo para vocês que a rede não tem problema, ela tem. Ela é viva. Tudo que fazemos a gente pode melhorar”, declarou a secretária, destacando todo o trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos na Educação. Atualmente são 1004 escolas públicas estaduais que atendem 458 mil estudantes no Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação especial. Para além da melhoria da Infraestrutura das unidades escolares, com obras de construção, reforma e ampliação e a aquisição de equipamentos e laboratórios, houve investimentos em mais tecnologia e em mais acesso à conectividade.

A mudança da sede da Secretaria para prédio próprio é emblemática sobre o posicionamento da economicidade em favor de mais investimentos na própria rede estadual. A extinção do quinto turno, o chamado turno da fome foi lembrado pela secretária da Educação como exemplo da firmeza no enfrentamento dos problemas históricos e os desafios da Educação. A renovação da frota dos ônibus escolares, a otimização de rotas e acompanhamento do Transporte Escolar se inserem no viés da segurança dos estudantes. Assim como o aumento em percentual de 300% dos recursos do Tesouro Estadual destinados à Merenda Escolar foram instituídos para assegurar a segurança alimentar dos estudantes de toda a rede estadual.

Avanços da aprendizagem   

“Uma palavra que define a nossa rede hoje é compromisso”, afirmou a secretária Fátima Gavioli que anunciou à imprensa os resultados do Saego 2023. Para ela, a maior e melhor notícia.

Conforme mostrou na entrevista, um movimento da Educação pública de Goiás fez a avaliação, realizada com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, que são as terminalidades de cada etapa, trazer dados que comprovam que o caminho percorrido está certo, com resultados de crescimento com equidade, na capital e interior, em todas as regionais de Educação do estado. “Crescendo na proficiência, temos certeza de que os nossos alunos estão mesmo aprendendo”, afirmou Gavioli.

Os resultados do Saego 2023, divulgados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além do crescimento em relação a 2022, sinalizam a recuperação da aprendizagem dos estudantes, impactada pela pandemia de Covid-19, enfrentada em todo o mundo.

De acordo com os dados apresentados à imprensa, os estudantes da rede pública estadual de ensino avançaram nos níveis de proficiência em Português e Matemática. No Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa saltamos de 255,6 para 265,6 considerando o Saego 2022/2023. Em Matemática, o crescimento foi ainda maior, de 250,4 para 263. No Ensino Médio, em Português, os números vão de 267 para 278,2 e em Matemática, crescem de 265,3 para 276.

Fátima Gavioli lembrou aos jornalistas que especialistas em Educação falavam em, pelo menos, cinco anos para uma recomposição da aprendizagem impactada tão fortemente pela pandemia da Covid-19, e que, com esses resultados obtidos pela rede estadual, esse período foi diminuído com os bons resultados alcançados em dois anos.

Goiânia, 15 de dezembro de 2023.

Comunicação Setorial da Seduc/GO