Governo de Goiás instala 100 antenas para o programa GoiásTec

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está implantando 100 unidades de antenas para o Programa GoiásTec de mediação tecnológica no estado.

Até o próximo mês, todas as antenas deverão estar prontas, fazendo chegar a Internet via satélite a 64 municípios goianos. Serão beneficiadas todas as regiões do estado com os equipamentos instalados em extensões escolares rurais, quilombolas, indígenas e de difícil acesso.

Beneficiados

Na Comunidade Calunga, no município de Cavalcante, no norte goiano, por exemplo, dois colégios estaduais (Calunga I e Calunga II) receberão as antenas. Em Rio Verde e Montividiu, no sudoeste, o GoiásTec está recebendo sete antenas para a transmissão de aulas on-line.

Na Extensão Vale do Rio Doce (Escola Municipal Vale do Rio Doce), em Rio Verde, uma antena já foi instalada e a professora mediadora Muriele Barros realizou o teste da Internet: “Os equipamentos estão prontinhos para o desenvolvimento das atividades do ano letivo de 2021”, celebrou.

A escola integrada ao GoiásTec, implementado pela Seduc, funciona sob a responsabilidade do Colégio Estadual Olynto Pereira de Castro, e tem aulas transmitidas, em tempo real, diretamente do estúdio na Agência Brasil Central, em Goiânia. Os alunos assistem às aulas na própria escola com o acompanhamento de professores mediadores.

Antena GoiásTec

Outras seis extensões escolares de Rio Verde e Montividiu também recebem as instalações das antenas, na jurisdição da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Rio Verde. São elas: Extensão Cabeceira Alta, Extensão Monte Alegre, Extensão Breno Araújo, Extensão Pontal do São José e Extensão Escadinha do Futuro, em Rio Verde; e Extensão Bom Jardim, no município de Montividiu.

Educação nota 10

O aluno Kayke Muriel Silva Ferreira, de 15 anos de idade, é um dos beneficiados do GoiásTec em Rio Verde. Ele estuda na Extensão Cabeceira Alta e conquistou o primeiro lugar no projeto ‘Estudante Nota 10 - Aqui a educação faz a diferença’, realizado por meio do programa. Para Kayke, o GoiásTec é uma solução educacional que facilita a vida das famílias no campo: “Não preciso sair de casa e ir pra cidade estudar, e sei que o programa me oferece todas as condições de ensino qualificado”, disse o aluno.

Ana Júlia Furquim, supervisora de Mediação Tecnológica da CRE de Rio Verde, destacou a atuação dos agentes do programa. “Desenvolvemos as atividades de forma interativa, tratando das questões educativas e pedagógicas com foco no bom atendimento aos alunos e comunidades”, afirmou.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação