Ministro da Educação destaca Goiás na Educação do país

Detalhes

Milton Ribeiro visitou, em Goiânia, uma das unidades escolares que sediou provas do Enem

Em agenda que acompanha a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, acompanhado do governador Ronaldo Caiado e da secretária de Educação, Fátima Gavioli, esteve na tarde deste domingo, 17/01, no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Hugo de Carvalho Ramos.

De acordo com o ministro, uma análise deste primeiro dia do Enem deve ser feita e apresentada, em Brasília, mas, adiantou que, considerando a pandemia de Covid-19, uma primeira impressão é de que “correu tudo dentro do esperado”, conforme afirmou.

Ainda segundo o ministro, não há que se falar em prejuízo a estudantes, já que o governo federal trata com seriedade e amadurecimento todo o processo e não poupará esforços para que todas as questões e eventuais problemas sejam resolvidos com justiça e equidade.

Para Milton Ribeiro, esse foi, inclusive, o teor da decisão de que os 160 mil inscritos no Enem no Estado do Amazonas, que enfrenta com gravidade os efeitos da pandemia, façam o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro, quando também farão as provas, os estudantes que solicitaram a reaplicação em decorrência de apresentarem problemas de saúde.

Goiás Bem no Enem
Ao lado da secretária Fátima Gavioli, o governador Ronaldo Caiado acompanhou a visita do ministro à unidade escolar e destacou os esforços do governo com a Educação em Goiás. Caiado frisou que as escolas estão mais bem preparadas e, com isso, o Estado avançou muito na qualidade do atendimento aos estudantes. “Goiás tem dado o exemplo de que nós realmente, não só falamos no discurso, mas colocamos em prática, no nosso dia a dia, a educação como prioridade”, celebrou.

O governador de Goiás destacou o trabalho de toda a equipe da Educação e, de forma especial, o empenho pessoal da secretária Fátima Gavioli, lembrada por ele como “extremamente determinada e corajosa”. O governador citou o programa Goiás Bem no Enem, que estampava a camiseta usada por Fátima Gavioli, como emblemático das boas práticas adotadas na rede estadual para a melhoria da aprendizagem. “Esse programa é trabalhado todos os dias”, afirmou.

Ainda em sua fala, o governador Ronaldo Caiado lembrou ao ministro Milton Ribeiro que Goiás é 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), destacando todo o trabalho que tem sido feito pela Educação estadual. O ministro da Educação, que concedeu entrevista nas dependências do CEPMG Hugo de Carvalho Ramos, disse que Goiás tem sido exemplo para o País e que o Estado é um grande parceiro do Ministério da Educação (MEC) e do governo federal nas ações educacionais brasileiras.

De acordo com o ministro, inclusive, esse é o motivo de sua visita a Goiás neste primeiro dia de provas do Enem. Milton Ribeiro afirmou ainda que serão averiguadas as possíveis dificuldades enfrentadas para a realização do Enem neste momento, falando, todavia, da importância do Exame. “O Enem é importantíssimo para a educação brasileira, sobretudo para os alunos das escolas públicas”. O ministro esteve, de manhã, em Curitiba, no Paraná.

Em Goiás, 46.670 alunos matriculados nas escolas estaduais se inscreveram para o Enem 2020. Esse número corresponde a mais de 77% dos quase 60 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.