Têm início lives com a temática Educação e Saúde

Seduc investe fortemente na disseminação de informações que contribuam para um retorno seguro às aulas presenciais

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) realizou nesta quarta-feira, 13/1, uma live com eixo em Educação e Saúde com vistas a ampliar o preparo da rede pública estadual de ensino para o retorno às aulas presenciais. Este primeiro encontro virtual integra o “Ciclo de Formação On-line’ que terá outros três momentos de capacitação com esse tema, considerado essencial para o desenvolvimento das atividades nas unidades escolares, ainda no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Na live, além da apresentação da proposta deste ciclo de formação, foram tratados o treinamento de protocolos de segurança e sanitários e feita, também, uma abordagem sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a prevenção ao coronavírus. Participaram coordenadores regionais de Educação, assessores pedagógicos e financeiros, servidores técnico-administrativos das regionais e da centralizada e articuladores do Programa Saúde na Escola (PSE).

O PSE, dos ministérios da Saúde e da Educação, desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais e municipais das duas áreas, foi implementado há mais de uma década e deve, neste momento, contribuir para a robustez das ações implementadas a partir das escolas no combate às doenças decorrentes da pandemia.

Saúde de todos

Para além da capacitação para o retorno às aulas presenciais, a Seduc, por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor) e das superintendências de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e de Modalidades e Temáticas Especiais, implementa o ciclo de formação para assegurar o comprometimento de toda a comunidade escolar com a saúde dos estudantes e trabalhadores neste momento de enfrentamento ao Covid-19.

A saúde de cada um e de todos, física, mental, emocional, é considerada base para a continuidade das atividades educacionais. A boa acolhida, a ampla divulgação de informações importantes acerca de cuidados a serem seriamente adotados e a demonstração de formas que facilitem a adesão aos protocolos de saúde e segurança são considerados fundamentais para que os alunos, professores, servidores, gestores, efetivamente possam retornar às salas de aula. O ciclo de formação foi pensado e instituído com esta finalidade.

A live inicial contou com a apresentação e condução dos servidores da Seduc: Denise Bueno, gerente de Qualificação do Cepfor; Simone Lemes, gerente de Acompanhamento e Gestão dos Polos Regionais de Formação do Cepfor; Marcos Pedro da Silva, gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação; Márcia Elisa Andrade, representante da Educação na coordenação estadual do PSE; e, Jordana Martins, psicóloga, e Camylla Alencar, enfermeira, da Gerência de Segurança e Saúde do Servidor.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 15 do Plano Estadual de Educação

Goiânia, 14 de janeiro de 2021.

Comunicação Setorial da Seduc