Formação para coordenadores da rede estadual e municipal está com inscrições abertas

Curso Ead da Seduc vai abordar papel do coordenador pedagógico na escola; inscrições vão até 29 de janeiro

Coordenadores pedagógicos da rede estadual e das redes municipais de ensino de Goiás podem se inscrever, entre os dias 18 e 29 de janeiro, em formação Ead ofertada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O curso “Por Uma Coordenação Trans(formadora)” vai abordar a função do coordenador dentro da escola e visa aprimorar o trabalho desse profissional com os professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

“O papel do coordenador é extremamente estratégico. A gestão escolar engloba muitas coisas: o administrativo, o financeiro… Mas o enfoque do coordenador é exclusivamente pedagógico, o enfoque dele é na sala de aula. O coordenador é o coração da escola”, afirmou a gerente de Aprimoramento Técnico Gerencial da Seduc, Kézia Cláudia da Cruz.

Segundo a gerente, o coordenador precisa mediar constantemente o processo de ensino-aprendizagem, acompanhando o planejamento e as metodologias de todos os professores e também o desempenho dos estudantes.

Apesar de ser um profissional tão importante, muitas vezes o coordenador pedagógico carece de formação: “Na maioria das vezes, o coordenador é um professor que foi convidado a assumir a coordenação, e que agora precisa lidar com vários professores, de diversas áreas do conhecimento”, explicou Kézia. Para atender essa demanda, a Seduc vai ofertar o curso, sem limite de vagas, para servidores tanta da rede estadual quanto das redes municipais.

Curso coordenador pedagógico

Conteúdo e carga horária do curso

Com carga horária de 80 horas, o curso é autoinstrucional, ou seja, não possui mediação de um professor. Os coordenadores poderão acessar os conteúdos diretamente na plataforma Moodle, entre os dias 18 de fevereiro e 18 de maio.

Dividido em 3 módulos, o conteúdo vai tratar da identidade do coordenador; do planejamento, métodos e estratégias de intervenção na comunidade escolar, e do papel desse profissional como agente de formação continuada na escola.

Segundo a gerente da Seduc, o curso também vai levar em consideração o contexto das aulas não presenciais, que alteraram a dinâmica entre o coordenador e os professores e estudantes. Outro ponto que será enfatizado é o atendimento a alunos com deficiência.

Como se inscrever no curso

Para se inscrever, é necessário que o candidato comprove que está na função de coordenador pedagógico em alguma das redes de ensino. Os coordenadores também precisam entrar em contato com os gestores de suas unidades escolares para obterem o link de inscrição encaminhado pela Seduc às Coordenações Regionais de Educação (CREs). O prazo de inscrições se inicia no dia 18 e encerra no dia 29 de janeiro.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 17 do Plano Estadual de Educação