Livros e robótica são destaques nos projetos exitosos apresentados à secretária de educação nos atendimentos de sábado

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, abriu o gabinete neste sábado, (06/04), para conhecer projetos exitosos em execução na rede estadual de educação. Foram atendidos mais de 100 profissionais de todo o Estado que apresentaram teses de mestrado, publicações de livros utilizados no ambiente escolar e produzidos por estudantes também.

Um dos projetos apresentados foi o do clube de publicações do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Pedro Gomes, em Goiânia. As professoras Ludmyla Rayanne de Sousa Gomes, de Língua Portuguesa, e Wanessa Conceição Ribeiro Abrão, de Geografia, junto com os estudantes Vitor Daniel Rezende Carvalho e Maria Eduarda Gonçalves dos Santos presentearam a secretária com um exemplar do livro ‘Nós’, produzido no início deste ano pelos alunos. A obra reúne contos, poesias e outros gêneros literários.

O estudante Vitor Daniel destacou que foi muito bom escrever um livro e narrar seu processo de adaptação com a metodologia do ensino em tempo integral. “Esse acolhimento realizado dentro das escolas em tempo integral é ótimo, pois a interação entre os professores é muito importante”, frisou.

Preparação para o Enem
A professora Ludmyla Rayane explicou que a ideia de produzir o livro é uma atividade que contribui para desenvolver as habilidades dos estudantes, colaborando também na preparação para o Enem. “Ao longo dos anos, a escola tem aumentado o número de alunos com notas acima de 800 na Redação do Enem”, completa.

Outro atendimento de sábado foi do professor de História, Túlio Augusto, do CEPMG Padre Pelágio, em Goianira. Túlio é escritor e autor de livros na área de cultura brasileira. Ele utiliza suas obras em sala de aula para desenvolver o pensamento crítico.

Outra professora atendida foi Orilda Machado de Moura, de Itumbiara, que terminou o doutorado dela sobre a influência da natação no desenvolvimento motor das crianças. A professora destacou que, com o apoio da Seduc Goiás, concluiu sua pós-graduação. Orilda também enfatizou que o envolvimento dos alunos com o desporto escolar contribui muito para o desenvolvimento educacional dos estudantes.

Na última agenda do sábado, a secretária de Educação conheceu um projeto de Robótica desenvolvido em uma unidade escolar de Águas Lindas de Goiás. O coordenador regional de Educação, Francisco Wagner, explicou que a ação tem ajudado no processo de aprendizagem dos estudantes.