Governo de Goiás reforma quase 25 mil conjuntos de mesas e cadeiras escolares de colégios da rede pública estadual
- Detalhes
Ação tem o objetivo de reduzir os custos com novas aquisições, além de melhorar a qualidade dos mobiliários escolares já disponíveis nas instituições de ensino
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação de Goiás, está reformando e recuperando aproximadamente 25 mil conjuntos de mesas e cadeiras escolares. O serviço inclui troca de tampos e renovação da pintura.
Graças à iniciativa, a Secretaria de Educação de Goiás conseguiu economizar em torno de R$ 4,5 milhões, quase 50% do valor pago pelos novos conjuntos. Segundo o superintendente de Gestão Administrativa da Seduc/GO, Leonardo Santos, além da otimização de recursos, a restauração dos móveis também traz ganhos ambientais, uma vez que evita o descarte de toneladas de entulhos metálicos.
Economia que gera mais investimentos
O gerente de Patrimônio da Seduc/GO, Hudson Gonçalves, afirma que toda a quantia poupada será investida nos alunos, em diversos setores das unidades escolares, de forma a impulsionar ainda mais a qualidade do ambiente escolar e do processo de aprendizagem.
De acordo com Hudson, o objetivo da ação é atender todo o Estado de Goiás, “padronizando as escolas e garantindo um patrimônio cada vez mais robusto e moderno”. Até agora, 177 unidades escolares já foram atendidas com esses reparos.
Mais de 150 mil conjuntos escolares estão previstos para serem reformados. Entre 2021 e 2022, a Seduc/GO já havia realizado a reforma em 52 mil carteiras escolares de 715 instituições de ensino da rede, localizadas em mais de 220 municípios de Goiás. A restauração dos móveis teve como critério a necessidade das escolas indicadas pelas 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs).
Em 2020, o Governo de Goiás iniciou um processo para a aquisição de mobiliários, conforme a demanda das escolas que, há mais de uma década, não recebiam substituição dos conjuntos escolares.
Conforme aponta o superintendente Leonardo Santos, durante o processo aquisitivo de mais de 100 mil novas unidades, notou-se que havia ainda uma demanda muito expressiva de reformas e consertos que poderiam ser feitos no intuito de trazer economia aos cofres públicos e atender, com excelência, a necessidade das instituições de ensino e dos alunos.
(Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial da Seduc/GO / Fotos: Seduc/GO)