Seduc lança guia de boas práticas realizadas por escolas em tempo integral na pandemia

Detalhes

Documento reúne 13 iniciativas implementadas nos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) durante o Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP)

Com a suspensão das aulas presenciais na rede estadual de Educação, no mês de março, as equipes pedagógicas tiveram que se reinventar e desenvolver iniciativas capazes de garantir o envolvimento dos estudantes nas aulas não presenciais. Foi para dar visibilidade a essas ações e permitir o compartilhamento das experiências exitosas que a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) lançou o guia “Educação em Tempo Integral – Os desafios vencidos na pandemia”.

Elaborado pela Superintendência de Educação Integral, o documento reúne 13 ações implementadas nos Centro de Ensino em Período Integral (Cepis) de Goiás ao longo do ano letivo de 2020. A maioria delas foram desenvolvidas dentro das disciplinas eletivas, que integram o currículo das unidades em tempo integral.

Dentre as ações do guia, está a visita da professora Maria Bolonha, personagem criado pelo gestor do Cepi Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. Semanalmente, Lucimar Menezes se caracterizava para visitar os estudantes cuja participação nas aulas não presenciais estava abaixo de 70%. A intenção era, de forma lúdica, evitar a evasão escolar.

Projetos coletivos e comunitários nas escolas em tempo integral

Além das iniciativas pedagógicas destinadas aos estudantes, o guia destaca experiências que envolveram os pais, responsáveis e a comunidade no geral.

Uma delas é o plano de estudos, desenvolvido na disciplina de Estudo Orientado do Cepi Pedro Ludovico Teixeira, de Fazenda Nova. De modo a firmar o compromisso dos pais e responsáveis com a Educação das crianças e jovens, o projeto exigiu que os estudantes criassem, junto à família e aos professores, um plano de estudos e registrassem o momento com uma foto.

Além da família e da comunidade escolar, um outro projeto contou com o apoio da sociedade em geral. É o caso da arrecadação de alimentos promovida pelo Cepi Americano do Brasil, localizado na cidade Americano do Brasil, que pertence a regional de Itaberai.

Antes do início da distribuição dos alimentos pelo Governo de Goiás e com auxílio dos estudantes, a unidade escolar lançou a ação “Juntos Somos Mais Fortes” que arrecadou 30 cestas básicas para alunos em situação de vulnerabilidade social e cujas famílias foram afetadas pela pandemia.

Objetivo do Guia

Os 13 projetos que compõem o guia “Educação em Tempo Integral – Os desafios vencidos na pandemia” estarão disponíveis no site da Seduc e poderão ser acessados por professores e educadores de todo o país. O objetivo é incentivar os educadores para que, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, eles sejam capazes de buscar novas formas de interagir e ensinar.

Para ter acesso ao documento na íntegra, clique aqui.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 12 do Plano Estadual de Educação