Cursos do programa ‘Meu Primeiro Site’ estão disponíveis para alunos da rede pública estadual de Goiás

Detalhes

Iniciativa da Junior Achievement e Microsoft oferta cursos gratuitos de Programação e Criação de Sites para jovens

Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior Achievement fechou parceria com a Microsoft para ofertar cursos de Programação e Criação de Sites por meio do programa ‘Meu Primeiro Site’. O público alvo são os alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.

Os cursos são ofertados em duas etapas. As aulas da primeira turma foram iniciadas em julho e terminaram em setembro. Na segunda etapa, o curso teve início em setembro e foi finalizado em novembro.

Com o objetivo de empoderar os jovens mostrando suas capacidades para enfrentar os desafios do século 21, o curso de Programação também foi promovido em outros três Estados brasileiros: Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. As vagas foram destinadas a estudantes na faixa etária de 15 a 22 anos de escolas públicas de todo o Brasil, sendo que 60% delas foram reservadas para o público feminino.

“O curso ‘Meu Primeiro Site’ foi uma porta de entrada para mim no mundo da programação, pois sonho em cursar uma faculdade de Tecnologia da Informação (TI)”, explica Leonardo Guimarães Rabelo, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Raulina da Fonseca Pascoal, em Marzagão.

Em Goiás foram criadas, em cada etapa, cinco turmas, sendo que cada turma contava, em média, com 45 alunos. Ao final das duas etapas, dos dez sites que concorreram à semifinal, quatro eram dos alunos que se inscreveram em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc).

Inscrições

As inscrições para os cursos foram realizadas por meio de um formulário do Google Forms (aplicativo de gerenciamento de pesquisas usado ​​para questionários e formulários de registro), que trouxe perguntas específicas para ajudar no processo de seleção dos alunos.

Assim como as inscrições, as aulas também foram distribuídas em formato 100% online, com conteúdo EaD, aulas remotas, exercícios e plantão de dúvidas.

De acordo com Denise Cristina Bueno, gerente de Qualificação Docente e Acompanhamento de Prêmios Estaduais e Nacionais, responsável por acompanhar toda parceria dentro do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), os alunos ficaram muito entusiasmados com a publicação de seus sites.

Confira os sites criados por alguns alunos do curso:

Nycollas de Oliveira Moraes Santos Abreu

São Miguel do Araguaia - Cepi Dr. Dorival Brandão de Andrade

Rafael Alves de Oliveira

Ceres - Cepi João XXIII

Samuel Vieira

Formosa - Cepi Helena Nasser

Fábio Luciano Lacerda Da Silva

Campestre de Goiás - Escola estadual Nossa Senhora das Graças

Paulo Ricardo

Montividiu - Colégio Estadual Rafael Nascimento

Felipe Toledo

Trindade - Colégio Estadual Maria Carneiro Pinto

Emanuelle Borges de Moraes 

Turvelândia - Colégio Estadual Rui Antônio da Silva

Mariana Aparecida Fagundes De Oliveira

Castelândia - Colégio Estadual Dona Elba Ferreira Garcia

Emanueli Lima Rodrigues 

Castelândia - Colégio Estadual Dona Elba Ferreira Garcia

Danielly Garcia da Silva

Santa Helena de Goiás - Colégio Estadual Vital de Oliveira

Leonardo Guimarães Rabelo 

Marzagão - Colégio Estadual Raulina da Fonseca Pascoal

Antônio Santos

Montividiu - Escola Rafael Nascimento