Primeira-dama Michelle Bolsonaro visita escola bilíngue para surdos em Goiânia

Detalhes

Centro Especial Elysio Campos, escola para surdos conveniada à rede estadual de ensino, recebeu também a ministra de Direitos Humanos, Damares Alves

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, visitaram o Centro Especial Elysio Campos, escola bilíngue para surdos conveniada à rede estadual de ensino, neste sábado (12/12).

Na visita, a primeira-dama e a ministra conheceram a estrutura da unidade e conversaram com a equipe gestora sobre as metodologias, projetos e recursos do centro. A primeira-dama também discursou sobre as ações do governo federal quanto à inclusão e motivou os surdos presentes no evento a continuarem lutando pelos direitos da comunidade surda.

Primeira-dama do Brasil no Centro Especial Elysio Campos
Primeira-dama fala sobre luta da comunidade surda no Centro Especial Elysio Campos

“Nestes dois anos de governo, a nossa luta é incessante e incansável pela comunidade surda. Nós temos muito orgulho de termos chegado já trazendo visibilidade para essa comunidade que foi esquecida por tantos anos. Estamos plantando a semente e nós temos certeza que a comunidade surda vai colher bons frutos”, afirmou Michelle.

“E nesse momento, eu peço muito aos surdos de todo Brasil, que tenham união. Se vocês não tiverem união e não colherem os frutos nesse governo, eu não sei em qual outro vocês vão conseguir. Eu luto por uma só comunidade surda. Eu não luto por ideologia ou grupo partidário. A minha visão não é direita nem esquerda, meu foco é a comunidade surda. Porque os frutos, os surdos de direita e de esquerda vão colher. Então peço muita unidade entre vocês, que vocês possam nos ajudar nessa caminhada”, discursou Michelle Bolsonaro.

Como funciona a escola bilíngue para surdos em Goiânia

Sala do Centro Especial Elysio Campos
Sala do Centro Especial Elysio Campos possui cartazes com sinais e reproduz vídeos em libras

Desde o início de 2020, as aulas no Centro Especial Elysio Campos são lecionadas em Libras, sem mediação de intérprete, e o português escrito é considerado a segunda língua. A escola é localizada em Goiânia, na sede da Associação de Surdos de Goiânia (ASG).

Podem se matricular na unidade alunos surdos e parentes em primeiro grau de pessoas com deficiência auditiva. O centro oferece Ensino Fundamental I e II, para turmas do 1º ao 9º ano, e Ensino Médio, da 1ª à 3ª série. As aulas são realizadas no turno matutino e, no período vespertino, os alunos podem ser atendidos na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Educação para inclusão

A presidente da ASG, Joana Darc Costa, explicou que o Centro Especial Elysio Campos tem objetivo de atender as pessoa surda de acordo com suas especificidades, fortalecendo sua identidade, e fortalecer a inclusão desse indivíduo na sociedade.

“Acreditamos sempre que o sujeito surdo pode se desenvolver intelectual e academicamente. Vários alunos egressos da nossa escola deram continuidade às suas carreiras acadêmicas e alguns, acreditando juntos nesse sonho de efetivação dessa possibilidade, são agora professores aqui hoje”, destacou a presidente da ASG, Joana Darc Costa, no evento deste sábado.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 11 do Plano Estadual de Educação