Cooperativismo será fomentado nas escolas estaduais de Ensino Fundamental

Programa Cooperativismo na Escola foi lançado nesta sexta-feira (11/12)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO) lançaram nesta sexta-feira (11/12) o programa Cooperativismo na Escola. O objetivo é desenvolver interação, responsabilidade coletiva e cidadania no ambiente escolar. Saiba o que é cooperativismo aqui.

A colaboração e o aprendizado coletivo também serão incentivados na escola. Segundo a gerente de Acompanhamento e Gestão dos Polos Regionais de Formação da Seduc, Simone de Oliveira Lemes, essas práticas são benéficas até mesmo para o futuro profissional dos estudantes, que precisam aprender a trabalhar em grupo para serem bem sucedidos.

“É um visão diversa da competitividade. O programa vai reforçar com os estudantes que o cooperativismo é uma forma de entrar no mercado de trabalho. A cultura cooperativista traz benefícios para a sociedade em geral e também para o indivíduo”, explicou a gerente da Seduc.

Escolas e alunos participantes

O público-alvo do programa são estudantes do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta fase inicial, serão selecionadas 8 unidades escolares - 4 de Aparecida de Goiânia e 4 da capital - para participarem. No entanto, a intenção da Seduc e do Sistema OBC é expandir o programa gradualmente para alcançar mais escolas.

Colégio Estadual Jardim Cascata, de Aparecida de Goiânia

Forma de abordagem

O cooperativismo será abordado de forma transversal, em todos os componentes curriculares. Além de aulas teóricas, o Cooperativismo na Escola incentiva ações práticas como a elaboração de projetos sobre meio ambiente, cultura e arte, empreendedorismo, direitos humanos, promoção da saúde e educação financeira.

Formação de professores

Para executar o projeto, a Seduc vai realizar uma formação de 48 horas com os professores das escolas selecionadas. Além disso, a Seduc e o Sistema OCB vão fornecer cadernos explicativos sobre o programa para professores e estudantes.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 12 do Plano Estadual de Educação