Governo de Goiás faz doação de equipamentos e materiais de apoio pedagógico para estudante deficiente visual de Rianápolis

Garantir a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos com necessidades especiais, matriculados na rede estadual de ensino, é uma das metas estabelecidas pelo Governo de Goiás e pela Secretaria de Educação do Estado.

O mais recente investimento feito nesta área beneficiou o estudante Tayrone Rodrigues Bueno, de 15 anos. Ele é deficiente visual e cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Cônego José Trindade, em Rianápolis.

Nesta sexta-feira (27/11), Tayrone foi até a unidade escolar onde estuda para receber os diversos equipamentos e materiais didáticos que vão contribuir para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Karleany Rodrigues da Costa, mãe do estudante, conta que ele ficou tão feliz com a notícia que nem conseguiu dormir na noite anterior, tamanha era a sua ansiedade.

Os equipamentos e materiais foram doados pelo Governo de Goiás por meio da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Ceres, à qual a escola onde Tayrone estuda está vinculada. Segundo Karleany, os “presentes” recebidos por seu filho são frutos do empenho da equipe da instituição de ensino, que solicitou o material à CRE.

“Desde que o Tayrone passou a estudar nessa escola, percebo a atenção e o carinho de todos com ele. Vejo claramente a vontade de todos de que ele aprenda e prossiga com seus estudos, até a faculdade. Fico muito feliz com o carinho e dedicação da diretora Regina Gouveia e das professoras Rosângela Maria de Jesus e Arlete Moura”, destaca Karleany.

Aluno da unidade escolar desde o 5º ano do Ensino Fundamental, Tayrone foi diagnosticado com deficiência visual total e hidrocefalia. Na escola, a mãe diz que ele é muito querido por todos e isso contribui bastante para o seu desempenho intelectual. “Fico emocionada em ver o respeito e o amor que todos têm por ele. Da diretora até o jardineiro e a merendeira”.

Tarefas impressas

Para Tayrone, os equipamentos e materiais doados pelo Governo de Goiás representam um grande estímulo, porque vão facilitar os seus estudos e a sua aprendizagem. “A partir de agora eu poderei imprimir minhas tarefas e avaliações e fazer igual os meus colegas, só que com o Braille. Quero muito escrever livros, porque gosto de inventar e contar histórias”, diz ele.

O estudante recebeu uma impressora em Braille, um notebook adaptado para deficientes visuais, uma máquina Braille, um equipamento de som, um soroban (ábaco japonês que funciona como uma calculadora para quem não enxerga), diversos materiais didáticos, jogos educativos e um conjunto de livros didáticos e literários, todos em Braille.

Ele ganhou ainda uma bengala dobrável, que lhe permitirá ir e vir com mais agilidade e segurança. “Agora, é daqui dessa escola para a faculdade. Limites todo mundo tem, mas se eu quero, eu posso, eu consigo e sou capaz”, afirma Tayrone, ao lado da mãe, que não conteve a sua emoção e caiu em prantos.

Karleany acredita que os materiais de apoio e suporte pedagógicos, recebidos pelo filho, serão úteis em muitos sentidos. Para ela, o estudante se sentirá mais estimulado a estudar e terá sua autoestima mais elevada, pois poderá interagir mais com os colegas de turma e com a professora.

Karleany disse não ter palavras para agradecer o gesto da secretária de Educação, Fátima Gavioli, e do governador Ronaldo Caiado. Já Tayrone prometeu escrever uma carta de agradecimento aos dois.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação