Rádios dão voz à Campanha ‘Somos Todos Família na Educação’

Uma parceria da Coordenação Regional de Educação de Iporá (CRE de Iporá) e as emissoras de rádio Educativa e Rio Claro está ajudando a mobilizar a comunidade escolar em tempos de pandemia do Coronavírus, quando a Secretaria de Estado da Educação de Goiás implantou o Regime de Aulas Não Presenciais (REANP).

A parceria é responsável por dar voz à campanha ‘Somos Todos Família na Educação’, no município do Oeste goiano. Realizada sob a responsabilidade da CRE de Iporá, a campanha tem o objetivo de estimular a participação de alunos e pais de alunos no REANP.

A professora Regiane Cândido, coordenadora Regional de Educação de Iporá, destaca que “a integração entre as escolas estaduais e as famílias de alunos está mostrando a importância de continuar os estudos durante este período que tem sido um desafio para todos”.

A primeira reunião da campanha ‘Somos Todos Família na Educação’ aconteceu em setembro passado, de forma presencial e seguindo os protocolos de prevenção ao Coronavírus, contando com as presenças de Regiane, da assessora pedagógica Meirilene, tutores educacionais, demais servidores da CRE de Iporá e representantes de pais dos Conselhos das Unidades Escolares Estaduais no município.

“Daí, surgiu a ideia de produzir conteúdo para a divulgação nas rádios”, conta a coordenadora.

As mensagens veiculadas são gravadas pelos pais de alunos, com frases sugeridas por eles mesmos, para fortalecer a interação entre as famílias e as escolas.

As falas revelam a disposição dos pais em participar da vida escolar de seus filhos, além do reconhecimento das famílias aos trabalhadores da educação.

A dona Cristiane gravou vinheta com os seguintes dizeres: “Eu sou Cristiane, mãe do Jorge, aluno do CEPI de Aplicação. O REANP nos faz lembrar que dificuldades transformam pessoas comuns em pessoas extraordinárias. Não desistam! Eu sou mais família na educação”.

O seu João, pai da Suiane, aluna da Escola Estadual de Ensino Especial, também gravou mensagem: “Pais e filhos unidos, uma oportunidade de crescerem juntos. Invistam nos estudos de seus filhos. Sou mais família na educação”.

Mara, mãe da Mariana, que estuda na Escola Estadual Edmo Teixeira fez questão de apresentar seu exemplo: “Pensar em desistir jamais, pois em meio à tempestade devemos ter fé. Aproveite o momento para se aproximar de seu filho”.

“Crianças que recebem incentivos da família se tornam alunos mais dedicados e conscientes”, disse Mauro, o pai do Kawan, estudante da Escola Estadual Israel Amorim.

“Eu sou a Lucimar, mãe da Luciana, aluna do Colégio Estadual Elias de Araújo Rocha. Estude e dedique-se, acredite que tudo é possível, pois os sonhos de ontem são as esperanças de hoje e podem se converter em realidade no amanhã”, gravou a Lucimar.

O Fernando, pai do Mateus e da Ana Clara, matriculados no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Ariston Gomes da Silva, ressaltou a importância de continuar firme apoiando a educação: “Em um ano tão diferente, o ensino remoto foi a saída mais eficaz para o aluno não perder seu ritmo escolar. Continuar, esse é o lema da educação”.

Segundo a professora Regiane Cândido, a Campanha “Somos Todos Família na Educação” integra 9 unidades escolares estaduais da cidade de Iporá. “Nossas ações continuam, e vários outros pais já gravaram suas mensagens para a veiculação nos meios de comunicação, que também está acontecendo nas redes sociais, entre elas no Instagram: www.instagram.com/creipora.