Com a participação do Unicef, webinário apresenta as boas práticas da Busca Ativa na rede pública estadual
- Detalhes
Seminário online será realizado na próxima quarta-feira, dia 28. Evento online será coordenado pela Superintendência de Organização e Atendimento Educacional
Para apresentar as ações que estão dando certo no combate à evasão escolar na rede pública estadual durante o regime de aulas não presenciais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoverá na próxima quarta-feira (28/10), às 10 horas, um webinário sobre Busca Ativa.
O seminário online será coordenado pela Superintendência de Organização e Atendimento Educacional e contará com a participação de um representante do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O público alvo é formado por professores e gestores educacionais.
“Depois de sete meses de aulas não presenciais, nosso maior desafio é continuar motivando a participação de nossos alunos nas aulas virtuais”, explica Patrícia Coutinho, superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Seduc Goiás. Segundo ela, entre os objetivos do webinário estão o compartilhamento das boas práticas que estão sendo desenvolvidas pelas unidades escolares e Coordenações Regionais no sentido de fazer com que os estudantes continuem participando das aulas não presenciais.
Baixa frequência
Patrícia Coutinho afirma que o webinário pretende dar visibilidade às escolas que adotaram ações diferenciadas para estimular os alunos do Ensino Fundamental e Médio a não desistirem de acompanhar as aulas à distância. “Também vamos apresentar os resultados de um questionário de Busca Ativa que foi aplicado em setembro e mostrar as principais causas relacionadas à baixa frequência ou ao abandono escolar durante esse período de aulas não presenciais”, diz ela.
A superintendente ressalta ainda que o seminário contará com a participação do Unicef, que se tornou-se uma referência mundial quando o assunto é a Busca Ativa. “Queremos compartilhar com nossos professores e gestores a experiência deles, abrindo o leque de opções e ampliando nosso repertório para podermos pensar em outras ações para além daquelas que já estamos fazendo no sentido de reduzir ainda mais os indicadores de abandono e garantir que, até o final do ano, a maioria de nossos estudantes permaneçam na rede estadual”.
Pioneirismo
A Busca Ativa foi implantada na rede pública estadual de ensino no mês de março deste ano, tão logo fez-se necessário a suspensão das aulas presenciais como medida de segurança à Covid-19. Por meio dela são identificados os alunos que estão ausentes das aulas virtuais e que não estão participando das atividades pedagógicas propostas. O controle de frequência dos estudantes é feito diariamente pelos professores, que informam à Seduc Goiás por intermédio do Painel de Monitoramento.
“Essa iniciativa pioneira contribui para que as equipes gestoras e pedagógica atuem de forma efetiva no combate à evasão escolar em toda a rede estadual, visto que nos permite identificar os motivos da baixa frequência e, a partir daí, possamos desenvolver ações incentivando o retorno do aluno”, explica Patrícia.
Ela acrescenta que, com essas informações em mãos, a Secretaria de Educação consegue desenhar um mapa do Estado e do que está acontecendo diariamente nas unidades escolares. “A partir dessas informações, nós podemos tomar decisões mais assertivas e focadas em auxiliar as escolas e as Regionais”, destaca a superintendente.
Parceria
O Webnário é desenvolvido em parceria com o Instituto Unibanco que está dando suporte as ações da secretaria de educação no Regime de Aulas Não Presenciais em 2020. O Instituto também é parceiro do governo de Goiás no Ensino Médio trabalhando o programa Jovem de Futuro em quase 600 unidades escolares.
Webinário Busca ao tesouro: boas práticas para a redução do abandono escolar
Data: 28 de outubro
Hora: 10h
Transmissão ao vivo: https://youtu.be/4HtdAFCpubI