Secretária Fátima debate o Ideb com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais

O governador Ronaldo Caiado “pediu para que a gente crescesse na proficiência para melhorar sempre a qualidade da educação”, destacou Fátima Gavioli

Em sua grande agenda de participações em webinários sobre a liderança de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2019), a professora Fátima Gavioli, secretária de Estado da Educação de Goiás, foi uma das personagens convidadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para debater o tema, que contou a presença da diretora Cláudia Costin, do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (CEIPE FGV).

Inicialmente, Cláudia parabenizou a secretária Fátima pela garra e determinação em manter Goiás em primeiro lugar no Ideb, no Ensino Médio: “A Fátima Gavioli não teve a tentação de desconstruir o que já havia sido feito pelas gestões anteriores, então a sua secretaria trabalhou sob a ordem de uma política de Estado e não apenas de governo”.

Por sua vez, Fátima confirmou a consideração de Cláudia, ao lembrar que o governador goiano, Ronaldo Caiado, “pediu para que a gente crescesse na proficiência para melhorar sempre a qualidade da educação”.

A secretária destaca também que a educação estadual em Goiás teve um crescimento pautado no estudo de rede, onde os gargalos foram atacados: “Um exemplo disso está no que chamamos de ‘ilhas’ da educação em Goiás, onde as dificuldades, especialmente em infraestrutura, prejudicaram o ensino público durante anos”.

Com isso, o Governo de Goiás descentralizou a responsabilidade de apontar onde há necessidade de investimentos, por meio dos conselhos escolares, e já está reformando mais de 200 escolas, além do atendimento à merenda e transporte escolar, que passavam por problemas de atraso de pagamentos – em contas herdadas.

“Estamos desenvolvendo a educação em Goiás a muitas mãos, com o envolvimento de todas as equipes, o governo criou a Superintendência de Ensino Médio e o Cepfor (Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação), abrimos mais escolas de tempo integral no ensino médio, temos as 60 escolas militarizadas com sua qualidade reconhecida e o protagonismo de gestores, professores e alunos”, relatou Fátima.

Também participaram da web, Charles Magalhães, secretário Municipal de Educação de Miracema (RJ), e Katia Dantas, secretária Municipal de Educação de Teresina (PI).

Plano Estadual de Educação
Está ação atende a meta 04 do Plano Estadual de Educação