Governo de Goiás equipa laboratórios de Informática e Química dos novos cursos técnicos profissionalizantes de nível médio

Benefícios foram levados a 11 municípios e fazem parte da proposta do Novo Ensino Médio brasileiro, que busca dar aos estudantes a oportunidade de se profissionalizarem ao longo dos três anos do Ensino Médio

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação do Estado, adquiriu 136 novos computadores que serão destinados a atender os colégios estaduais que abrirão vagas para cursos técnicos profissionalizantes de Informática em nível médio, a partir do primeiro semestre de 2021.

Também foram adquiridos dois kits completos de equipamentos para equipar os laboratórios de duas unidades escolares que oferecerão o curso técnico profissional de Química, em nível médio. São elas o C. E. Novo Gama, em Novo Gama, e C. E. Dom Pedro I, em Aparecida de Goiânia.

Os novos computadores estão sendo encaminhados para nove instituições de ensino, sendo que cada uma contará com 15 equipamentos em seu laboratório. Os colégios estaduais contemplados são: C. E. Maria do Carmo Lima, em Águas Lindas; C. E. Balduíno de Souza Décio, em Formosa; C. E. Orcalina Fernandes, em Goiatuba; C. E. Luiz Alves Machado, em Itapaci; C. E. José Feliciano Ferreira, em Piracanjuba; C. E. Maria Benedita Veloso, em Pires do Rio; C. E. Complexo 10, em Planaltina de Goiás; C. E. Presidente Costa e Silva, em São Luís dos Montes Belos; e C. E. Joana D’Arc, em Uruaçu.

Os laboratórios de Informática também receberão aparelhos de ar-condicionado para garantir boas condições de uso dos computadores.

O kit dos laboratórios de Química incluem 56 itens, incluindo armário em MDF, autoclave, balanças de precisão, bancadas, centrífugas, estufas, funis, lâminas, microscópios, pipetas, entre outros.

Novo Ensino Médio

Andrei Pires de Alcântara, gerente de Educação Profissional da Superintendência de Ensino Médio da Seduc Goiás, explica que os cursos técnicos profissionalizantes de nível médio ofertados na rede pública estadual abrirão vagas em 41 municípios goianos. Serão formadas 47 turmas em todo o Estado, segundo ele.

Conforme o gerente de Educação Profissional da Seduc Goiás, as demais unidades escolares já receberam os equipamentos necessários para a montagem de seus laboratórios no semestre passado. Andrei Alcântara ressalta que o Ensino Médio integrado à Educação Técnica Profissional tem a proposta de promover uma formação de qualidade para os estudantes, além de prepará-los para o mundo do trabalho.

Na rede pública estadual, o programa que garantirá aos estudantes a opção de escolher pelo Ensino Médio técnico profissionalizante começará a ser implantado a partir do primeiro semestre letivo de 2021. Serão três opções: Informática, Química e Administração. Essa nova modalidade faz parte da proposta do Novo Ensino Médio brasileiro.

Demandas regionais

O Colégio Estadual Dom Pedro I, em Aparecida de Goiânia, será uma das instituições de ensino contempladas com um laboratório de Química. O diretor Geraldo Márcio da Silva acredita que a chegada do novo curso representa um grande benefício para a comunidade escolar, já que a demanda do novo sistema industrial necessita de técnicos com saberes nessa área de conhecimento.

Para o diretor, a abertura de vagas no curso técnico de nível médio em Química será um bom incentivo para os alunos que estão entrando no mundo do trabalho, pois possibilitará aos estudantes concluírem o Ensino Médio já com uma profissão definida.

Diretor do Colégio Estadual Orcalina Fernandes, em Goiatuba, Reginaldo João de Oliveira também comemora o fato de ser uma das unidades escolares da rede pública estadual escolhida para trabalhar dentro da proposta do Novo Ensino Médio. Sua escola passará a ofertar o curso técnico de Informática.

“Considero uma conquista importante, já que, a partir dessa nova turma, teremos condições de oferecer aos nossos alunos uma formação técnica de qualidade, inserindo-os no meio digital ao longo dos três anos do curso”. O C. E. Orcalina Fernandes ainda não contava com laboratório de Informática e, segundo o diretor, agora ele realizou um de seus grandes sonhos como gestor.

Plano Estadual de Educação
Está ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação