Alunos da Cidade de Goiás são destaque em concurso nacional sobre eletricidade

Detalhes

Tseredzr’rã, de 15 anos de idade, desenvolveu produção textual na aldeia onde vive e deu uma lição de vida sobre os ensinamentos e cuidados que as pessoas devem ter quando o assunto é lidar com a energia elétrica.

A participação de alunos do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Professor Alcide Jubé, da Cidade de Goiás, em concurso da Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, é motivo de orgulho para a educação estadual no município. Os estudantes participaram da 9ª Edição do Concurso Nacional de Redação, Desenho e Vídeo, com tema ‘Eletricidade com Segurança’, e foram destaques, entre eles o indígena Tseredzr’rã Aihöröwē e a aluna Daniele do Nascimento Nunes.

Tseredzr’rã, de 15 anos de idade, desenvolveu produção textual na aldeia onde vive e deu uma lição de vida sobre os ensinamentos e cuidados que as pessoas devem ter quando o assunto é lidar com a energia elétrica. “Não ignore as orientações de quem conhece os riscos (da eletricidade). Todos devemos cuidar da nossa vida para que não fiquemos órfãos, como eu fiquei para o resto da minha vida. Estamos nós, os três irmãos, eu, meu irmão caçula Marco Antônio e nosso irmão mais velho Josué Paridzané, buscando realizar um sonho para vivermos melhor através da Educação”, escreveu o indígena.

O estudante foi homenageado pela organização do concurso como o ‘Brasileiro mais brasileiro desta 9ª Edição do Concurso’, por seu depoimento sobre a perda do pai, quando durante a instalação da energia elétrica em sua comunidade o patriarca tentou realizar o trabalho sem o uso de equipamentos de segurança.

Já Daniele, comemorou seu esforço e determinação ao alcançar o 6º lugar entre as melhores produções do país. “De início, fiquei um tanto insegurança em realizar uma produção textual, porque nunca havia ganhado em nenhum concurso, mas pelo processo de tutoria e apoio dos professores do CEPI, me senti confiante o suficiente para demonstrar o melhor de mim em cada linha escrita”, contou.

Na categoria Vídeo, os alunos do Ensino Médio da escola Professor Alcide Jubé montaram um grupo composto por Angelina Kauany Bastos, Luiz Felipe Freitas, Paulo Henrique Santos e Victória Dias. A equipe organizou um vídeo de cerca de três minutos com ações simples a serem levadas em conta dentro de cada lar a fim de prevenir e evitar acidentes com a eletricidade. A produção alcançou o segundo lugar nacional no concurso da Abracopel e pode ser visualizada por meio da internet.

https://www.youtube.com/watch?v=2lfaMPajjWE&t=48s