Seduc promove de forma online o XI Seminário do Ensino de Arte

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, convida os professores da rede e de outras instituições para o XI Seminário do Ensino de Arte: desafios e possibilidades contemporâneas – Conexão, cocriação e resiliência, quebrando pedras e plantando flores online, que acontecerá no período de 1 a 9 de outubro de 2020. A inscrição é gratuita e pode ser realizada até o início do evento. Para participar dos GTs (Grupos de Trabalho), você deve realizar a submissão de um resumo expandido entre os dias 22 e 28 de setembro, no endereço  www.cirandadaarte.com.br/seminarioXI

Uma premissa deste encontro é criar conexões e redes de apoio; contamos, então, com diversos convidados, de diferentes estados brasileiros para dialogarmos sobre educação e arte. E para enriquecer ainda mais o evento, neste ano a produção é conjunta com o III FETICO – Festival de Teatro para crianças “O casaco encantado” – Homenagem Ilo Krugli.

Nesta edição, comemoraremos os 15 anos da criação do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, uma mandala de sementes que foi plantada e agora transborda em flores. Teremos minicursos, mesas-redondas, concertos, apresentações teatrais, mostra de filmes, e a defesa de doutorado de Luz Marina de Alcantara, guardiã da arte/educação do Estado de Goiás, criadora e diretora do Ciranda nos últimos 15 anos, que atualmente é a Gerente de Arte e Educação da SEDUC/GO.

SOBRE O SEMINÁRIO

Em 2007 o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte lançou os Seminários de Ensino de Arte: desafios e possibilidades contemporâneas. São eventos que agregam professores da Rede Estadual de Educação com o intuito de promover reflexões e troca de experiências sobre os processos de ensino e de aprendizagem em artes visuais, dança, música e teatro com foco na compreensão sobre os fundamentos da arte na educação básica a partir do cenário contemporâneo.

Entre as várias ações arte/educativas, ressaltamos os Grupos de Trabalho, que têm como objetivo abrir espaços de discussões e reflexões a partir das vivências e experiências e dos saberes e fazeres desenvolvidos no cotidiano de suas aulas de arte durante os anos de 2018, 2019 e 2020. Nesta edição, teremos quatro Grupos de Trabalho organizados da seguinte maneira:

1.         Artes Visuais e suas possibilidades de conexões

2.         Dança e suas possibilidades de conexões

3.         Música e suas possibilidades de conexões

4.         Teatro e suas possibilidades de conexões

Os resumos expandidos devem conter no mínimo 400 e no máximo 1000 palavras, incluindo referências bibliográficas e imagens. As citações referenciadas no texto, caso houver, devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Devem ser submetidos em formato Word (.docx) usando fonte Times New Roman, corpo 12. Os parágrafos devem ser justificados e com entrelinhas em espaço 1,5. As páginas devem ser tamanho A4, com margens superiores e inferiores de 2,5 cm e margens laterais de 3 cm.

É importante que os resumos apresentem a intencionalidade pedagógica da experiência partilhada e suas relações com os interesses e necessidades dos estudantes, detalhando os desafios e as possibilidades para seu desenvolvimento e conclusões.

Data: 1 a 9 de outubro 2020

Local:  www.cirandadaarte.com.br/seminarioXI