Em Uruana, escola realiza 1ª Feira de Ciências para engajar estudantes em aulas não presenciais

Evento foi realizado via WhatsApp, com a realização de experimentos em vídeo e apresentações on-line

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Orígenes Lemes da Silva, em Uruana, participaram da 1ª Feira de Ciências Virtual. O evento, organizado pela professora Valmira dos Santos Reis, foi realizado por meio de um grupo no aplicativo WhatsApp e contou com a participação de estudantes, professores e pais.

De acordo com a gestora Fernanda Rodrigues Borges, a ideia surgiu como uma tentativa de engajar os estudantes nas aulas não presenciais. “(A professora) Valmira que percebeu que os alunos estavam um pouco desmotivados com as aulas de Ciências, então resolveu propor a Feira de Ciências Virtual”, conta.

A partir daí, os estudantes do Ensino Fundamental interessados em participar trocaram ideias com os professores, debatendo sobre os possíveis temas e ideias para seus experimentos. Ao longo de duas semanas, eles puderam definir, estudar e gravar o vídeo apresentando seus trabalhos.

No dia do evento, todos os 40 participantes foram inseridos em um grupo do WhatsApp. Juntos, eles postaram os vídeos de seus experimentos e justificaram suas escolhas com base naquilo que estavam aprendendo.
Após as apresentações o júri, composto pela professora Valmira dos Santos Reis e pelos mestrandos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Maria Aparecida Oliveira Paula, Maria Luisa Dias Batista e Andréia Rodrigues dos Santos, selecionaram os premiados.

Em primeiro lugar ficou a estudante Ana Luisa Pureza Pereira, do 6º ano, com o experimento Massa Maluca. Em 2º, Steffany Vitória Coelho Bastos, do 9º ano, com a Serpente do Faraó e, em 3º lugar, Rafael Matos, do 6º ano, com o trabalho Copo Comestível.

Para a diretora, a Feira cumpriu com o objetivo e fez com que os estudantes participassem. “Eles gostaram muito. Os pais e os demais professores se envolveram. Um resultado muito positivo e que mobilizou toda a equipe escolar”, concluiu Fernanda.