Divulgados os representantes goianos no Parlamento Jovem Brasileiro 2020

Três estudantes da rede estadual de Goiás participarão do programa, promovido pela Câmara dos Deputados. Posse está agendada para o dia 22 de outubro

A Câmara dos Deputados anunciou, na última sexta-feira (18/09), os 78 alunos selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020.  Neste ano, três estudantes da rede estadual de Goiás representarão o Estado na jornada legislativa.

Ao todo, 67 jovens goianos inscreveram seus projetos de lei no programa. Dentre eles, três foram classificados para participarem da experiência na Câmara dos Deputados. São eles: Geovanna Alves do Nascimento Freitas, do Colégio Estadual Rui Antônio da Silva; Marcelo Natal Borges de Jesus Filho, do Colégio Estadual São João; e Maria Clara Amorim de Souza, do Cepi Polivalente Professora Antusa.

Para a equipe da Superintendência de Ensino Médio da Seduc, o PJB 2020 é uma oportunidade única para o estudante vivenciar, na prática, a experiência de ser jovem deputado e exercer o seu protagonismo. “E nessa vivência, eles conhecem mais profundamente sobre nossa democracia e isso contribui para que o estudante aprenda a exercer sua cidadania”, afirma a coordenadora do programa Parlamento Jovem Brasileiro na Seduc, Vanessa Carvalho.

O PJB

Criado em 2003, o PJB oferece a oportunidade para que jovens estudantes de Ensino Médio experimentem, durante uma semana, a rotina dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o país.

Os estudantes selecionados no programa tomam posse como deputados jovens e participam ativamente das ações. Ao longo de todo o processo, os participantes são desafiados a desenvolverem o domínio da linguagem, a compreensão de fenômenos, a construção de argumentação e a elaboração de propostas, competências exigidas na matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesta edição, em razão da pandemia de Covid-19, grande parte dos eventos e reuniões será realizada a distância. A previsão é que a posse virtual ocorra no dia 22 de outubro e que, em maio de 2021, os jovens empossados possam participar de sessões plenárias da Câmara, em Brasília.