Governo de Goiás investe cerca de R$ 3 milhões em escolas da regional de Jatai

O Governo de Goiás está investindo milhões na infraestrutura escolar para dar melhores condições de funcionamento às unidades escolares da rede estadual de ensino. Isso pode ser visto em todas as regiões goianas.
Na Coordenação Regional de Educação (CRE) de Jataí, responsável pela gestão das unidades escolares de oito municípios (Jataí, Itajá, Itarumã, Aparecida do Rio Doce, Caçu, Lagoa Santa, Aporé e Chapadão do Céu), a coordenadora Alessandra Spíndola conta que são várias as benfeitorias já realizadas, além de outras em andamento. "Recebemos recursos que vão beneficiar nossos 11.699 alunos, em 21 instituições de ensino”.

Reformar Goiás
Segundo Alessandra, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destinou à CRE de Jataí cerca de R$ 1,3 milhão para reformas e obras. Os recursos são do programa Reformar Goiás e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Goiás). "Vamos investir esses recursos em melhorias da infraestrutura das unidades escolares da Regional".

Um exemplo disso é a Escola Estadual José Manoel Vilela, em Jataí, que possui 798 alunos matriculados nos ensinos Fundamental e Médio. Na unidade foi retomada a construção de uma quadra poliesportiva, que estava parada desde 2017. A obra está orçada em R$ 300 mil.

Também em Jataí, o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Emília Ferreira de Carvalho, com 266 alunos no Ensino Fundamental, recebeu R$ 140 mil para reformas de banheiros e da área de alimentação. Ainda em Jataí, a sede da CRE recebeu R$ 148 mil para reformas no telhado, rede elétrica, banheiros e cozinha.

Novas salas de aula
Em Itarumã, 597 alunos do Colégio Estadual Coelho Neto foram beneficiados com as reformas do telhado, da cozinha e dos banheiros. O valor investido foi de R$ 312 mil. Em Chapadão do Céu, o Colégio Estadual Fruto da Terra, que atende 574 alunos nos ensinos Fundamental II e Médio, teve salas de aulas de placas de concreto substituídas por três salas novinhas em alvenaria, com recursos de R$ 150 mil.

A coordenadora regional espera a conclusão de processos de licitação para o início de novas reformas e obras nas escolas integradas à CRE de Jataí. “São vários os benefícios que estão por vir, num sinal de que o governo estadual e a Seduc Goiás estão atentos às necessidades do ambiente escolar no Estado”, destaca.

Entre os procedimentos está a licitação no valor de R$ 330 mil para reformas do telhado, cozinha e banheiros do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, em Itajá. A unidade possui 460 alunos no Fundamental e Médio.

Licitações
Também está em andamento, processos de licitações para mais cinco escolas na cidade de Jataí, num montante de cerca de R$ 2,6 milhões. O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) José Feliciano Ferreira vai receber R$ 738 mil para obras; o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Érica de Melo Barbosa, R$ 509 mil; Colégio Estadual Alcântara de Carvalho, R$ 355 mil; Colégio Estadual Frei Domingos, R$ 133 mil; e Colégio Estadual Serafim de Carvalho, R$ 629 mil.

Para o ano de 2021, a CRE de Jataí já tem previstos mais R$ 730 mil para investimentos em obras: R$ 400 mil para o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Nestório Ribeiro, em Jataí; e mais R$ 330 mil para a construção de uma quadra poliesportiva no Colégio Estadual São João, em Aparecida do Rio Doce.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação.