Estudantes da rede estadual gravam vídeos proclamando poemas de Cora Coralina
- Detalhes
No dia em que se comemora o aniversário da escritora goiana, colégios estaduais promoveram atividades de leitura de poesia
Nesta quinta-feira, unidades escolares da rede pública estadual de ensino realizaram atividades pedagógicas em homenagem à poetisa goiana Cora Coralina, que completaria 131 anos na data de hoje, 20 de agosto.
O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Cecília Meireles, de Aparecida de Goiânia, e o Colégio Estadual Gregório Batista dos Passos, de Divinópolis de Goiás, promoveram a declamação de poemas entre alunos, que gravaram e enviaram vídeos da atividade. No Cepi Pedro Ludovico Teixeira, de Fazenda Nova, a estudante Gleice Mariano também publicou um vídeo nas redes sociais recitando o poema “Ofertas de Aninha”.
Refúgio na literatura
“Essa iniciativa é muito importante. Primeiro porque gera conhecimento. Segundo porque tem um vínculo afetivo com as pessoas que trouxeram grandes marcos para a nossa história. O objetivo é despertar a escrita, para que os alunos escrevam seus próprios poemas, e também despertar os sentimentos”, explicou Luz Marina de Alcântara, gerente de Arte e Educação da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc).
A gerente lembra que, no contexto da pandemia do coronavírus, atividades como essa ajudam os alunos a reconhecerem valores e artigos da cultura regional e se reconectarem com suas emoções. “A gente está tão fechado socialmente, que acaba ficando fechado emocionalmente. Nesse momento, buscar refúgio na literatura, na arte e na poesia é o melhor caminho”, afirmou.
Veja abaixo os vídeos dos estudantes