Atenção: Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2020

Podem participar gestores e professores de escolas regulares de Educação Básica pública. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020 dá início ao período de inscrições para mais uma edição com uma novidade: para abranger o trabalho realizado pelas escolas durante a pandemia de Covid-19, neste ano a premiação contemplará toda a equipe escolar, composta pelo gestor, coordenador e professores.

O objetivo, segundo os organizadores, é reconhecer e valorizar as escolas e as equipes escolares que estão se empenhando na solução dos desafios lançados pelo afastamento social e que tem encontrado alternativas criativas e inovadores para manter o clima educacional apesar da pandemia de Covid-19.

Para se inscrever, basta acessar o site www.premiogestaoescolar.com.br até o dia 15 de agosto. Neste ano, o processo de inscrição consiste em duas etapas: preenchimento e confirmação dos dados da escola e o preenchimento do Relato de Experiência.

Nesta segunda etapa, a equipe escolar deve relatar as soluções encontradas pela escola para a continuidade das atividades escolares durante o afastamento social. Serão três etapas de seleção: Estadual, Regional e Nacional. Na etapa final, classificam-se cinco escolas, uma de cada região do país.

De acordo com a gerente de Acompanhamento e Avaliação do Desempenho do Servidor da Seduc, Jurisleya Pinheiro de Melo Lobo, cada Coordenação Regional de Educação (CREs) de Goiás deverá ter um representante na etapa Estadual.

Para promover a participação, a Seduc tem promovido ações de incentivo junto aos superintendentes, gerentes e coordenadores regionais, que devem mobilizar os gestores escolares da rede estadual de ensino.

Mais informações sobre o prêmio podem ser acessadas no edital, disponível aqui.

História
O Prêmio Gestão Escolar é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Lançado em 1998, o prêmio contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Em 2017, a diretora do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, de Iporá, foi a primeira colocada na etapa Estadual do PGE.

Silvânea Toscana de Morais Souza recebeu um prêmio para aplicação na escola no valor de R$ 30 mil, pago pelo Governo de Goiás, e representou a rede estadual de ensino no Intercâmbio Brasil-Estados Unidos de Diretores Escolares.

A edição 2020 do PGE tem o patrocínio da Fundação Itaú para a Educação e Cultura e conta com a parceria das organizações Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unesco, Unicef e Univesp.