Governo de Goiás cria força-tarefa para garantir participação dos estudantes da rede no Enem 2020

Com a decisão do Ministério da Educação (MEC) de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020, mesmo a suspensão das aulas presenciais como medida para evitar a disseminação do coronavírus, o Governo de Goiás decidiu iniciar uma verdadeira força-tarefa para garantir a participação dos alunos da rede estadual na avaliação.

Com o início das inscrições do Enem, a partir desta segunda-feira (11/05), a superintendente de Ensino Médio da Seduc Goiás, Osvany Gundim, explica que o trabalho de mobilização será intensificado ainda mais, a partir de agora, em todo o Estado.

"Temos orientado os coordenadores regionais e suas equipes para que organizem uma força-tarefa, junto com os gestores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares, no sentido de motivar e incentivar os estudantes a se inscreverem na avaliação", diz ela.

Divulgação

Como nem todos os estudantes têm facilidade no acesso à internet, especialmente na zona rural e nas  comunidades mais isoladas, como assentamentos e povos indígenas e quilombolas, a Seduc tem orientado as Coordenações Regionais de Educaçao a utilizar todos os meios possíveis de comunicação e divulgação.

De acordo com a superintendente, esse contato com os estudantes é facilitado,  porque já existe um trabalho de acompanhamento sistemático dos alunos, iniciado assim que o Governo de Goiás decidiu pela suspensão das aulas presenciais como forma de conter a disseminação do coronavírus entre a população.

Medidas de segurança

Uma das ações nesse sentido foi realizada na última sexta-feira (08/05), quando a Superintendência de Ensino Médio promoveu uma webconferência com a participação das 40 Coordenações Regionais e seus assessores pedagógicos.

"Divulgar, acompanhar e monitorar os estudantes concluintes do Ensino Médio, de forma que todos façam as suas inscrições no Enem, foi o principal assunto deste encontro virtual", destacou Osvany.

A superintendente faz questão de frisar que a meta da Seduc e do Governo de Goiás é conseguir o maior número possível de inscritos no Enem 2020. Ela ressalta também que, por medidas de segurança, todas as ações estão sendo realizadas por meio de canais remotos, como grupos de whatsApp e Telegram, troca de mensagens pelas redes sociais ou chamadas de áudio ou vídeo.

Enem 2020

Este ano, a rede pública estadual conta com 222.063 alunos matriculados no Ensino Médio. Nesse total estão incluídos os estudantes do ensino regular e à distância, além da rede conveniada. Somente na 3° série existem 65.443 estudantes.

As inscrições para o Enem 2020 estão abertas de hoje até o próximo dia 22. Neste mesmo período, ou seja , de 11 a 22/05, também pode ser feita a solicitação do atendimento especializado para as provas impressas.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Inep, na Página do Estudante. No dia 25/05, inicia o período para solicitação para tratamento pelo nome social. O prazo se estende até o dia 25 de maio.

Enem impresso e digital

Quem optar pelas provas impressas, a avaliação será nos dias 1° e 8 de novembro. No dia 1°, os candidatos terão seus conhecimentos avaliados em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias. E no dia 8 serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Quem decidir pelo Enem digital, as provas serão realizadas nos dias 22 e 29 de novembro. Esta é a primeira vez que o MEC decide aplicar as provas por meio do computador (Enem digital). Serão abertas 100 mil vagas em todo o país para esta primeira edição desta nova versão.

O resultado final do Enem será divulgado em janeiro de 2021, mas a data ainda não foi divulgada pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), responsável pelas provas.