Governo de Goiás orienta professores no uso de novas tecnologias para Aulas não Presenciais

Detalhes

O CepFor (Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais) da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) realizou na última segunda-feira (04/05), uma webconferência para subsidiar professores, gestores e coordenadores em suas práticas pedagógicas na modalidade de aulas não presenciais, neste momento crucial de isolamento social, imposto pela pandemia do coronavírus. 

A webconferência contou com a participação da superintendente Rita de Cássia Ferreira, Denise Bueno e do professor Wagner Alceu Dias, sendo realizada com o objetivo de fundamentar ações realizadas pelo CepFor, além de preconizar a necessidade do planejamento e reforçar a sistematização dos recursos tecnológicos oferecidos pelo departamento.
Deste modo, desde que as medidas de segurança relacionadas ao combate e prevenção ao coronavírus foram instituídas, a Seduc Goiás tem buscado ferramentas de apoio para auxiliar os professores da rede estadual na elaboração das aulas não presenciais.

Tutoriais
Assim, o CepFor criou os tutoriais e websites que podem ser acessados clicando aqui. Todos com indicação de práticas e conceitos introdutórios para que os professores possam aplicar aulas com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) disponíveis.

Nesta webconferência, foram retomadas as ações realizadas. Dentre elas, o curso Habilidades Pela Prática Curricular (HPC), com o intuito de colaborar com os profissionais da educação, neste novo modelo de ensino à distância.
O curso HPC foi iniciado no dia 13 de março deste ano e sua proposta é promover a formação continuada dos professores em serviço, com proposição estratégica de atualização do conhecimento científico e das práticas pedagógicas em sala de aula.

Outro tema da webconferência foi o Banco Interativo de Aprendizagem (BIA), um recurso digital de ensino e aprendizagem que busca conectar os professores da rede e o CepFor, além de ampliar, diagnosticar e direcionar as práticas docentes para o ensino e aprendizagem.

Ensino híbrido
Também foi abordada a criação do grupo do CepFor no Telegram, um meio de comunicação que facilitou o contato com os professores, tem contribuído para sanar as dúvidas, utilizando princípios e elementos da metodologia do ensino híbrido; e ainda possibilita o envio de orientações pedagógicas e o compartilhamento de propostas colaborativas de aprendizagem.
O grupo também é usado para enviar mensagens, links, hashtags de indexação, textos, áudios, vídeos, imagens e arquivos de diferentes formatos, como PDF, planilhas, documentos, ebooks, entre outros.

Nesse período de aulas não presenciais, o CepFor está investindo na elaboração de materiais de apoio e, diariamente, vem lançando pelas redes sociais sugestões de uso das TDICs, que os professores podem disponibilizar aos estudantes. Os tutoriais podem ser acessados a qualquer hora. O material é detalhado e explica, de forma didática, como os professores podem utilizar todos os recursos disponíveis.

A superintendente do CepFor, Rita de Cássia Ferreira, tem a expectativa de que todos os profissionais da educação "caminhem juntos, mesmo separados pela distância”. Segundo ela, neste momento tão difícil faz-se necessário um trabalho coletivo, no sentido de encontrar possibilidades e alternativas para minimizar os problemas comuns a todos os profissionais da educação.

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