Webconferência debate medidas para educação em tempos de pandemia

Encontro on-line reuniu equipes da Secretaria Estadual de Educação, do Conselho Estadual de Educação, da Agência Goiana de Municípios e da Federação Goiana de Municípios

Em uma webconferência realizada na quarta-feira (06/05), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), junto ao Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO), a Federação Goiana de Municípios (FGM) e a Agência Goiana de Municípios (AGM), esclareceu dúvidas sobre a educação escolar durante a pandemia de Covid-19.

Com a presença de membros das Secretarias Municipais de Educação, coordenadores regionais e gestores, o principal objetivo do encontro foi compartilhar as ações que vem sendo tomadas ao longo do regime de aulas não presenciais. No início do debate, a secretária Fátima Gavioli apresentou as medidas que estão sendo tomadas pela Seduc, que incluem aulas ao vivo e a disponibilização de materiais no Portal Net Escola.

Em sua fala, a secretaria destacou também a importância do uso do transporte escolar como mais uma ferramenta para distribuição das atividades impressas aos estudantes que não tem acesso à internet. “É o momento de pensar como fazer esse conteúdo chegar até os alunos. Precisamos que as equipes do transporte escolar entrem em contato com as CREs e acertem a melhor forma de realizarem as entregas de materiais”, afirmou Fátima Gavioli.

Para o presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende, o momento é de fortalecer o relacionamento com os municípios para que estes tenham um “norte” em relação ao que preciso ser feito, inclusive em relação ao uso do transporte escolar. “É importante uma atuação conjunta. O que for orientado pela Seduc será aplicado com os municípios”, disse Paulo Sérgio.

Calendário escolar
A reunião também esclareceu questionamentos sobre o calendário escolar e a decisão sobre a não antecipação das férias escolares. Segundo o presidente do CEE, Flávio Roberto de Castro, a decisão de estabelecer o regime de aulas não presenciais se baseou na garantia do direito à Educação. “A intenção do regime é manter o vínculo com a comunidade escolar e evitar a evasão”, ressaltou.

Flávio Roberto aproveitou para responder dúvidas relacionadas à antecipação das férias escolares e a aplicação de avaliações. Segundo ele, é primordial que compreender que essas questões não dependem só da Educação, mas das determinações dos órgãos de Saúde. No mesmo tom, a secretária Fátima Gavioli também reforçou que não é o momento adequado para se pensar em avaliações. “Agora é hora de ver o que se pode fazer em relação ao conteúdo. Quando a curva (de casos de Covid-19) começar a descer, aí a gente pensa em avaliação”, disse Gavioli.

Ações conjuntas
Outro ponto levantado ao longo do encontro foi a importância das ações conjuntas para manter o acesso à Educação. Marcos Elias Moreira, vice-presidente do CEE, apontou a necessidade da discussão em conjunto para que sejam definidas medidas eficazes para este momento. “As experiências no mundo mostram que o retorno (as aulas) não será dentro daquele “normal” que conhecemos. É preciso entender o novo normal, trabalhar juntos, socializar e, de forma coletiva, enfrentar o momento que estamos vivendo”, afirmou o vice-presidente.

Para dar início a esse trabalho conjunto, as superintendentes de Modalidades e Temáticas Especiais e de Ensino Fundamental da Seduc, Núbia Rejaine e Giselle Faria, apresentaram algumas das ações em andamento na rede estadual e que podem vir a atender a toda rede de ensino.

Uma dessas ações é o Portal Net Escola, que reúne conteúdos para turmas do Ensino Fundamental e Médio. No site, professores e alunos conseguem acessar listas de atividades, videoaulas e materiais alternativos para garantir o processo de aprendizado. De acordo com a superintendente Giselle Faria, o essencial é ajustar os esforços para atender a todos os alunos. “Estamos todos aprendendo juntos”, concluiu.