Escolas estaduais preparam atividades para ajudar estudantes na escolha da carreira

Entre os dias 11 e 15 de maio, rede estadual de ensino realiza Semana Estadual de Orientação Vocacional

Para auxiliar os estudantes de Ensino Médio no processo de escolha profissional e no planejamento do futuro, a rede estadual de ensino vai realizar, entre os dias 11 e 15 de maio, a Semana Estadual de Orientação Vocacional. Nesse período, todos os alunos da 1ª, 2ªe 3ª série de escolas em período parcial vão receber conteúdos informativos sobre diferentes profissões, cursos técnicos, cursos de graduação e instituições de ensino.

A programação, que será adaptada por cada escola de acordo com suas possibilidades, inclui ainda rodas de conversa online sobre o mundo de trabalho, testes vocacionais online, palestras em vídeo sobre profissões e um webinário com o tema “Educação e Projeto de Vida”.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), junto às Coordenações Regionais de Educação (CREs) e as unidades educacionais já estão planejando e preparando as atividades para a semana que vem. Todas as ações serão realizadas dentro do horário normal de aula e totalmente à distância, mediadas por tecnologia, conforme o regime especial de aulas não presenciais.

Autoconhecimento e escolhas

A Semana Estadual de Orientação Vocacional está sendo coordenado pela Superintendência de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O objetivo do programa é desenvolver nos estudantes autoconhecimento e identificação de habilidades, inseguranças, pontos fortes e perspectivas de futuro.

“É uma semana para refletir nas escolhas dos jovens”, afirmou a coordenadora do programa de Apoio ao Novo Ensino Médio e Protagonismo Juvenil da Seduc, Vanessa Carvalho. Segundo ela, os professores devem mediar debates com os alunos a respeito do mercado de trabalho e conversar com eles sobre suas escolhas profissionais.