Projeto Jovem Senador 2020 continua com inscrições suspensas

Detalhes

As inscrições para o projeto Jovem Senador 2020, que estavam previstas para começar no dia 30 de março, continuam suspensas devido à pandemia do Coronavírus.

No entanto, os estudantes podem aproveitar esse tempo para preparem para o Concurso de Redação do Senado Federal. Um material de apoio para a construção da redação foi publicado no site do Senado, a fim de manter os alunos de Ensino Médio mobilizados e interessados em participar do concurso.

Sobre o projeto

https://www.flickr.com/photos/agenciasenado/49143067897/in/album-72157707467964165/

Estudante que representou Goiás no Jovem Senador 2019

O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual e enviar o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação. A secretaria selecionará três redações para representar o estado na etapa nacional, que elegerá as 27 melhores redações — uma de cada estado e do Distrito Federal.

Os autores das redações vencedoras são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República. Veja aqui todos os prêmios previstos para alunos, professores e escolas.

O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.