EPREBI
- Detalhes
QUEM SOMOS?
Somos uma equipe composta por profissionais das áreas de educação física, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia e Serviço Social voltada para efetivar as ações preventivas, previstas no Programa de Prevenção Biopsicossocial para a Qualidade de Vida e de Saúde do Trabalhador em Educação, que possibilita identificar, pesquisar, analisar e minimizar os fatores de riscos ocupacionais sob os quais os profissionais da Seduce se encontram expostos.
O QUE FAZEMOS?
A Equipe visa à redução dos índices de restrições funcionais, readaptações, dos afastamentos por licença médica, atestados médicos e dos absenteísmos, assim como, por meio da reabilitação, possibilitar o retorno do trabalhador à sua função de origem em menor espaço de tempo.
Dentro dessa perspectiva temos um objetivo comum, no caso específico, a melhoria da qualidade de vida do trabalhador em educação da rede pública estadual, cada um dentro de sua área, trazendo contribuições para a resolução integrada das necessidades dos mesmos, podendo realizar acompanhamentos biopsicossocial, palestras preventivas e visitas in loco, dentre outras atividades para coleta de dados sobre os servidores da Educação.
AÇÕES
As ações propostas pela Eprebi, de forma geral, têm por finalidade contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à sociedade, por meio da atenção à saúde ocupacional dos trabalhadores em educação e visa identificar, controlar os riscos à saúde e indicar modificações no ambiente de trabalho que favoreçam a minimização desses riscos e contribuam com a prevenção.
- Promover a qualidade de vida dos profissionais da Educação do estado de Goiás;
- Contribuir com a redução dos índices de readaptados e afastamentos relacionados ao trabalho;
- Informar e conscientizar os servidores sobre a importância da promoção da saúde no trabalho;
- Acompanhar casos de servidores com restrição funcional/reabilitandos, contribuindo com a proteção e a recuperação da saúde dos mesmos;
- Organizar e propor atuação junto à Gerência de Saúde e Prevenção (Gespre) para atender aos casos dos servidores que estão em processo de readaptação ou licença por motivo de doença;
- Promover a valorização da saúde desses profissionais numa perspectiva biopsicossocial;
- Elaborar material educativo, treinamentos, palestras, capacitações, cursos, campanhas e outras atividades, com a finalidade de estimular práticas saudáveis de segurança e saúde, de forma a proporcionar melhorias nas condições de vida e de trabalho do profissional da educação;
- Identificar e acompanhar as solicitações de Licenças Médicas de longo prazo dos servidores que tratam do CID-10- (F e M);
PÚBLICO ALVO
Servidores da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduce) que estão em processo de reabilitação.
PRÁTICAS CORPORAIS E INTEGRATIVAS.
A Equipe de Prevenção Biopsicossocial (Eprebi) é uma equipe voltada para efetivar as ações preventivas, previstas no Programa de Prevenção Biopsicossocial para a Qualidade de Vida e de Saúde do Trabalhador em Educação, que possibilita identificar, pesquisar, analisar e minimizar os fatores de riscos ocupacionais sob os quais os profissionais da SEDUCE se encontram expostos.
A Eprebi conta com o Programa de Práticas Corporais e Integrativas, onde busca conscientizar o servidor a adotar um estilo de vida ativo e saudável, para uma melhoria nos aspectos biopsicossociais, já que o sedentarismo é um dos maiores fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis. As práticas vieram para somar nas suas mais diversas formas para o bem-estar do trabalhador da educação.
PRÁTICAS OFERECIDAS
Ginástica Funcional: É um método de atividade física realizada sem aparelhos da academia, que tem como objetivo melhorar a condição física imitando movimentos normais do dia a dia. Realizada todas as 2ª, 4ª e 6ª-feiras (das 17h 15min às 17h45min) na tenda do transporte na Seduce.
Caminhada Orientada: É um projeto que visa à interação social, o fortalecimento da corporeidade e o combate ao sedentarismo por meio de exercícios físicos com intervenção em um grupo específico: servidores da Secretaria da Educação de Goiás. Realizada todas às 3ª e 5ª (das 8h às 19h) no Lago das Rosas.
Ginástica Laboral: A ginástica laboral pode ser entendida como uma pausa ativa realizada no ambiente de trabalho, composta por atividades específicas como alongamentos, massagens, atividades lúdicas e exercícios respiratórios, primariamente direcionados às exigências psicofisiológicas do trabalhador e passível de implantação em qualquer local de trabalho.
Voleibol: realizado as 3ª e 5ª-feiras (das 17h 15min às 18h)
Coral: às 4ª-feiras (das 8h às 10h)
Geloteca: Localizada na recepção da Seduce, o intuito é incentivar a leitura de forma interativa entre os servidores. Participe e colabore alimentando este projeto, doe livros.
Conversation Club: Realizado todas ás 2ª e 5ª (das 12h às 13h) no auditório Lydia Poleck, na Seduce Centralizada.
PERGUNTAS SOBRE READAPTAÇÃO
Quais os prejuízos, financeiros e de tempo de trabalho, que posso ter com o processo de readaptação?
O único prejuízo que o profissional pode ter é quanto ao tempo de trabalho, a partir de 6 meses ele irá aumentar 5 anos para aposentar. De acordo com a lei o profissional não pode ter prejuízos financeiros com a readaptação. Para diminuir a carga horária é preciso que o profissional elabore um relatório solicitando.
Posso dar entrada em processo de readaptação, existindo um processo de aposentadoria em andamento?
NÃO
Na readaptação/readequação posso ser prejudicado, assim tendo que mudar de cargo ou função?
A mudança quando é concedida a readaptação é que o profissional passa a cumprir hora relógio.
Em caso de estar readaptado ou em readequação, poderei ser removida da unidade Escolar?
Para que aconteça a remoção é preciso que na unidade escolar exista vaga disponível, é preciso haver um dialogo com o gestor, informar que o profissional está readaptado, sendo temporário ou definitivo.
OBS: Para remoção de Subsecretaria para outro é preciso abrir um processo na Centralizada e para remoção em unidade escolar da mesma subsecretaria o processo pode acontecer interno, com orientação e tramitação da SUME.
O número de licença influência no processo de restrição/readaptação?
Não, só influencia no processo de aposentadoria.
Posso fazer 60 horas sendo readaptado? Se não, quantas horas posso fazer?
O profissional readaptado não pode trabalhar por 60 horas, uma vez que ele trabalha contando hora relógio. Ele poderá realizar 30/40 horas conforme sua necessidade.
Quando termina o prazo de licença concedida no processo de readaptação o que devo fazer?
É preciso agendar nova pericia, de acordo com a sua necessidade, caso seja readaptação atualização dos formulários.
* Para mais informações entrar em contato com a equipe. Telefone: (62) 3201-4155.
Profissionais da Equipe
Coordenador:
Ms. Rafael Vieira de Araújo - Professor de Educação Física
Equipe:
Bárbara de Paula Almeida – Psicóloga
Cristina Ramos Silva – Psicóloga
Ms. Eliana Souza da Costa Marques – Fonoaudióloga
Janaina Affonso Alves – Assist. Social
Jaqueline Rocha Cornetti do Vale – Pedagoga
Jordana Silva Martins - Psicóloga
Patrícia Almeida Costa – Profª Ed.Física.
Roberta Rodrigues Batista da Costa – Assist. Social
Sônia Facure Ferreira – Psicóloga
Vanuza Ferreira França – Psicóloga
Estagiários:
Alessa Barbara Frota Venturini - Psicologia
Geovana Bueno Silva - Educação Física
Ingrid Martins Corrêa - Psicologia
Max Santana Cananéia - Educação Física
Natália de Paula Siqueira Costa - Psicologia
Ademyr Breno Nunes Vieira -ducaçãoFísica
Eliene Soares Ferreira Coutinho – Serviço Social
Administrativo:
Ana Paula Bueno Marques
Bianca Regina Massone Auad - Bióloga
Dr. Ivan Silveira de Avelar – Educação Física; Ciências da Sáude
Ms. Manoel Eloy de Melo – Biólogo
Marcos Vinícius Tondato – Educação Física
Prédio da Superintendência de Programas Educacionais Especiais, Sala 53.
Avenida Anhanguera, nº 7.171, Setor Oeste. Goiânia, Goiás.
Fone: (62) 3201 4155,
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretaria de Estado de Educação.
Avenida Anhanguera, nº 7.171, Setor Oeste. Goiânia, Goiás