Seduc reúne professores em seminário para discutir BNCC do Ensino Médio

Detalhes

Evento teve o objetivo de iniciar e incluir os docentes na formulação do Documento Curricular de Goiás (DC-GO) para o Ensino Médio

Com objetivo de dialogar com os professores sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e formular o Documento Curricular de Goiás (DC-GO) para o Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu um seminário nesta quinta-feira (31/10), com a presença de docentes de todo o Estado.

O Seminário Estadual BNCC e o Novo Documento Curricular do Ensino Médio foi realizado no Centro de Aulas D da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Setor Leste Universitário, entre 8 e 17 horas.

O evento faz parte do Movimento de Imersão Curricular, que visa a participação e inclusão dos professores na elaboração do DC-GO para o Ensino Médio, que deve ser aprovado até o final deste ano. Em novembro, haverá uma consulta pública, no portal do Ministério da Educação (MEC), para que os professores analisem o documento e sugiram, se necessário, alterações.

“Queremos dar o máximo de atenção ao professor. Informar por que uma sugestão foi aceita ou rejeitada e com base em quais argumentos”, afirmou a coordenadora do BNCC do Ensino Médio da Seduc, Telma Alves.

A coordenadora lembrou que a reformulação curricular do Ensino Médio está em sua primeira fase, da elaboração do DC-GO. Em 2020, a meta é capacitar os professores e auxiliar as escolas a construírem seus PPPs (Projetos Políticos Pedagógicos).

Diferente do Ensino Médio, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental já aprovaram seu DC-GO em 2018, ampliaram-no em 2019 e trabalham, ainda neste ano, com os PPPs.

Programação

Pela manhã, houve uma mesa redonda com representantes da Seduc, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Goiás (Undime/GO), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e sindicatos. Os convidados fizeram explicações introdutórias sobre a Base Nacional Comum Curricular. Dentre elas, o processo de construção da BNCC, que começou em 2017, com a participação dos professores na consulta pública e na escrita do documento.

Após este primeiro momento, os professores foram divididos em quatro salas correspondentes às quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Os palestrantes trabalharam com os professores de cada área, as competências específicas da formação básica geral (disciplinas obrigatórias e comum a todos os alunos) e também dos itinerários formativos (disciplinas que os alunos escolhem conforme seu perfil e interesse acadêmico).

Foram realizadas, ainda, oficinas com os professores para auxiliar na escrita do DC-GO. Os docentes tiveram de escrever, em grupo, os objetivos de aprendizagem e os objetos de conhecimento (antigos conteúdos) considerados mais importantes por eles, de modo a cumprir as habilidades apontadas pela BNCC.

Professores formam grupos para realização de atividade

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