Xadrez como ferramenta pedagógica é tema de curso ofertado pela Seduc

Detalhes

Destinado a professores de Educação Física e de Matemática da rede estadual de educação, aula presencial do curso será realizada no sábado (19/10), em Goiânia

A aula presencial do curso de formação 'Xadrez Como Ferramenta Pedagógica' será realizada neste sábado (19/10), das 8h às 18 horas, na Faculdades Objetivo, em Goiânia. Oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação, a formação é destinada a professores das áreas de Educação Física e de Matemática da rede estadual de ensino.

Promovida em parceria com a Faculdades Objetivo, a capacitação será ofertada na modalidade a distância (EaD) e terá duração de 40 horas, das quais 10 horas serão presenciais e 30 horas ocorrerão em ambiente virtual.

O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas pela internet, clique aqui

Goiânia é o segundo polo a receber o curso. As atividades de EaD que integram a formação ocorrem entre os dias 19 de outubro e 18 de novembro. A Faculdades Objetivo, onde será realizada a aula, fica na Avenida T-2, n° 1070, Quadra 28, lote-4/7, no Setor Bueno.

No primeiro polo, em Luziânia, a aula presencial ocorreu em setembro. Já o último polo será oferecido em Águas Lindas, com aula presencial a ser ministrada no dia 23 de novembro. As demais, no ambiente virtual, ocorrerão no período de 23 de novembro a 20 de dezembro.

 Raciocínio lógico

O curso 'Xadrez Como Ferramenta Pedagógica' é uma ação prévia à execução do projeto 'Xadrez na Escola', por meio do qual o professor de Educação Física irá trabalhar o xadrez no ambiente escolar. A capacitação para o uso do jogo como ferramenta pedagógica terá como foco o estudante em sala de aula e sua formação para a vida.  

Ao estimular a concentração, a criatividade e outros benefícios proporcionados pelo xadrez, o projeto objetiva contribuir para a obtenção de bons resultados dos estudantes na prática do xadrez e, simultaneamente, melhorar a proficiência da disciplina de Matemática nas escolas onde o jogo for implantado.

“Iremos acompanhar a execução do projeto e fornecer os jogos de xadrez para o professor desenvolvê-los com os alunos no ano que vem”, afirma o superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, Maurício Roriz.

O xadrez é uma modalidade esportiva que estimula, entre outras habilidades, o raciocínio lógico, o desenvolvimento de noções de planejamento e a elaboração de estratégias.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na Superintendência de Desporto Educacional da Seduc, pelo telefone (62) 3201-3207.