Gestores de escolas de tempo integral participam de formação

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A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu nesta quinta-feira (15) um encontro para formação de gestores de escolas de tempo integral de todo o Estado. O evento foi realizado no Bizz In Hotel, em Goiânia, e é uma continuidade do I Encontro de Educação Integral de 2019, iniciado no último dia 7.

Este encontro reuniu diretores e coordenadores de

escolas em tempo integral com o objetivo de repactuar metas para os Centros de

Ensino em Tempo Integral (Cepis) e retomar as discussões e os princípios dessas

escolas. Conforme explicou a superintendente de Educação Integral, Márcia

Antunes, todos os Cepis trabalham com metas articuladas junto à secretaria e a

intenção é que elas sejam efetivamente cumpridas. "Temos metas voltadas

para a aprendizagem, melhorar a proficiência em português e matemática, mas queremos

também que esses meninos sejam bons em produção científica, em química, física,

biologia, inglês, espanhol, ou seja, todas as áreas do conhecimento. Temos

também metas de combate à evasão. Nosso objetivo principal é zerar a evasão e a

reprovação nesses Cepis, uma vez que os alunos passam o dia todo na escola e

têm uma série de possibilidades de aprender e se envolver mais",

ressaltou.

A superintendente também exaltou o engajamento dos

alunos dos Cepis, com as ações de projeto de vida, clubes e práticas de

laboratório. "Temos muito claro o protagonismo desses jovens, queremos que

eles tenham seus projetos de vida feitos e bem claros, sendo executados

realmente. Toda a estrutura e a proposta que essas escolas têm, já articulam o

atingimento dessas metas. Então, os componentes curriculares já dão mais

condições para que esses alunos participem de vestibulares, do Enem, e cheguem

numa condição melhor de preparo."

Bons

resultados

João Batista, diretor do Cepi Silvio de Melo, de Morrinhos, participou do encontro. O Cepi teve a melhor nota do Enem no Estado em 2018, além da aprovação de todos os alunos concluintes do ensino médio em instituições de ensino superior, sendo 73% em instituições públicas. "A proposta pedagógica desse modelo traz condições para que o aluno da escola pública possa conseguir o que ele realmente quer. Trabalhamos muito a questão do projeto de vida e a questão dos sonhos, que ele pode fazer o sonho dele realidade, com estudo e dedicação. A escola é a retaguarda disso, porque ela trabalha para dar as condições necessárias para que esse aluno consiga chegar ao objetivo dele. Esse modelo de escola procura formar o cidadão para o que ele deseja ser, a expectativa da escola é que no meio da 3ª série ele esteja preparado para decidir o caminho dele. Talvez seja esse fato, de mostrar ao aluno que ele pode, que seja nosso diferencial", disse.