Aluno da rede estadual participa dos XI Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Detalhes

A competição será realizada em São Tomé e Príncipe, na África

O aluno do CPMG Waldemar Mundin, da rede pública estadual, Guilherme Marinho Liting, vai representar o Brasil nos XI Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, na África, no período de 21 a 28 de julho. O estudante é beneficiário do Pró Atleta, Programa de Apoio ao Atleta de Rendimento da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

Guilherme tem 16 anos e vai competir na modalidade taekwondo masculino até 63 quilos. O estudante foi convocado para os jogos no continente africano graças ao seu 3° lugar na categoria juvenil do taekwondo no 17° Gymnasiade, realizado em maio desse ano, em Marrakech, no Marrocos. O estudante conta que é com a ajuda do Pró Atleta que consegue se preparar e garantir um bom rendimento para participar de competições internacionais, que ele acredita serem experiências ricas em muitos sentidos. “O encontro entre países é muito bom para conhecer pessoas e fazer amizades, conhecer sobre outros países e costumes, além de dar muita experiência e melhorar durante o próprio campeonato” conta.

A Preparação para participar dos eventos inclui um programa de treinamento árduo, todos os dias da semana, e acompanhamento nutricional. O estudante pratica o esporte desde os 3 anos de idade e há 5 anos participa de competições estudantis. Para ele, o esporte escolar ajuda na formação humana dos estudantes. “O esporte ajuda a respeitar os outros e melhora as condições de vida” fala. Cursando o terceiro ano do Ensino Médio, ele pretende continuar sua carreira esportiva participando de competições universitárias.

Para o técnico Edgar Guimarães, que acompanhou Guilherme no Marrocos e também vai compor a delegação brasileira nos jogos em São Tomé e Príncipe, a importância do incentivo ao desporto escolar vai além da formação de atletas. “É uma forma de você acrescentar e incentivar o atleta nas duas áreas de estrema importância na formação de uma pessoa: o estudo e o esporte”, explica o treinador.

Os jogos

Os Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa são promovidos pela organização internacional Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, constituída pelos Países: Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Os componentes da delegação brasileira, entre eles Guilherme e Edgar, ficarão concentrados na cidade de Guarulhos, no dia 18/7, e viajarão para a cidade de São Tomé no dia 19/07. As despesas da viagem serão custeadas pelo Ministério do Esporte.

Os Jogos serão disputados, na categoria sub-16, nas modalidades de taekwondo (masculino e feminino); basquetebol 3x3(feminino); futebol de 11 (masculino); atletismo convencional e adaptado (masculino e feminino); e vôlei de praia (masculino e feminino). Participarão dos jogos atletas escolares de países de língua portuguesa de 14 a 16 anos.

Goiânia, 18 de julho de 2018.

Comunicação Setorial da Seduce Goiás * com informações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)