“A Educação híbrida veio para ficar”, afirma secretária da Educação de Goiás em programa da TV Câmara

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, participou, nesta quarta-feira (24/5), de um debate sobre o ensino pós-pandemia no programa Expressão Nacional, da TV Câmara. Questionada se o sistema de educação híbrida (com aulas presenciais e remotas) pode ser útil no futuro, a secretária afirmou que o novo modelo deve continuar e, por isso, a Educação brasileira precisa se adaptar à nova realidade.

“A Educação híbrida veio para ficar. Nossa frente de trabalho no Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) é para, cada dia mais, fortalecer a Educação híbrida no país. E é importante sempre lembrar que para ela acontecer é necessário que haja Internet para todos, tecnologia e equipamentos“, afirmou a secretária.

“A Educação híbrida não substitui a Educação presencial em nenhuma das etapas, nem no ensino superior. Agora, a escola brasileira nunca mais vai ser a mesma”, falou a presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida, Maria Inês Fini. Segundo ela, as escolas precisam ser mais conectadas e equipadas para ofertar aulas e atividades remotas em complemento à carga horária presencial diária.

Conforme explicou Fátima Gavioli, o processo de ensino e aprendizagem na rede pública estadual de Goiás tem sido desenvolvido por meios remotos. “Hoje estamos trabalhando em sistema remoto. O híbrido está no plantão de dúvidas”, relatou a secretária.

Estudantes no Colégio Estadual Dr. David Persicano, em Catalão

Desde março de 2020, a rede pública estadual de ensino está funcionando em Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp). No início de 2021, com índices menos graves relativos à pandemia, foram retomadas as aulas presenciais em sistema híbrido em cerca de 15% das escolas estaduais, mas tiveram de ser suspensas novamente em março de 2021.

Na questão da infraestrutura escolar, Fátima Gavioli também falou sobre a necessidade de o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) atuar com celeridade para a compra de equipamentos para as escolas e adotar um relacionamento mais próximo com os gestores no programa Educação Conectada. Para ela, após um ano e meio de pandemia, o FNDE precisa agilizar suas atas de compra de equipamentos tecnológicos, para apoiar os estados e os municípios na aquisição segura desses equipamentos, lembrou a secretária.

“Goiás tem 900 escolas na Educação Conectada. Mas muitos gestores não utilizam o dinheiro porque não sabem como fazer a prestação de contas e tem medo de dar algum problema”, apontou Fátima. O programa, do governo federal, destina recursos às escolas para ampliar o acesso à Internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais.

Conheça abaixo algumas ações de ensino remoto do Governo de Goiás e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc):

NetEscola

Estudante usando NetEscola

O NetEscola é um portal de conteúdos didáticos criado pelo Governo de Goiás, por meio da Seduc, com videoaulas, listas de exercícios e textos explicativos de componentes curriculares de todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Seduc em Ação

Novo estúdio do Seduc em Ação

Para alcançar estudantes sem acesso à Internet, a rede estadual de ensino transmite aulas ao vivo, de segunda a sexta-feira, na TV Brasil Central. O programa Seduc em Ação contempla aulas de todos os componentes curriculares e para todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Todos os conteúdos são publicados posteriormente no portal NetEscola e nos canais da TBC e da Seduc Goiás no Youtube.

Sala do Saber

sala do saber - plataforma de ensino

Para o ano letivo de 2021, o Governo de Goiás liberou o acesso de professores e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à plataforma de ensino à distância Sala do Saber. As videoaulas e atividades disponíveis na plataforma complementam as aulas não presenciais elaboradas pelos professores de cada turma.

Goiás Bem no Enem

Goiás Bem no Enem 2019

Além das aulas do Seduc em Ação, a rede estadual de ensino também produz aulas ao vivo de preparação para o Enem. As aulas são transmitidas pela TBC, aos sábados de manhã, e são publicadas, posteriormente, no canal do Goiás Bem no Enem no Youtube.