Estudantes desenvolvem proposta para modernizar a sinalização do Jardim Presidente, em Goiânia

Foto: Divulgação Instagram

Ideia é que as placas sejam maiores e contenham informações sobre as personalidades homenageadas

Uma iniciativa pensada por estudantes do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Sebastião França, em Goiânia, e que propõe a modernização das placas de identificação das ruas do Jardim Presidente se tornou proposta de projeto de lei.

Intitulada “Placas de Trânsito: o que há por trás do nome”, a ideia foi desenvolvida por alunos de Ensino Fundamental no ano passado, como parte das atividades propostas pelo componente curricular Iniciação Científica. À época, a intenção era que os estudantes pesquisassem sobre o local em que a escola está inserida, exercitando seu protagonismo e a criatividade.

“Cada professor ficou com um tema do setor a ser pesquisado, sendo que algumas turmas ficaram com temas como saúde; meio ambiente; as personalidades que moram no setor; e a nossa turma ficou responsável por pesquisar a sinalização”, relembra a professora orientadora do projeto, Elisângela Maria Sales de Assis.

Os jovens, então, se dedicaram à investigação das 54 ruas que compõem o setor e seus arredores. E o que eles descobriram foi que havia um padrão na nomenclatura aplicada. “Ao longo das nossas pesquisas, descobrimos que o setor segue um padrão de homenagear antigos presidentes dos continentes americano e europeu. Descobrimos que o setor é composto por 54 ruas, dessas, duas não levam o nome de nenhuma personalidade pública”, relata a estudante e vereadora mirim, Ana Cecilia Alves Carvalho.

Foi então que surgiu o projeto “Placas de Trânsito: o que há por trás do nome”, que propõe a modernização das placas de sinalização do setor. Além de adequá-las, deixando-as maiores, a intenção dos alunos é que as placas contem com iluminação noturna e reúnam informações em um QR Code, permitindo que as pessoas conheçam melhor a personalidade homenageada. “É um QR Code de localização, com uma frase pela qual a personalidade pública foi conhecida”, explica Ana Cecília.

Trâmite

De acordo com a diretora do Cepi, Helena Vieira da Costa, o projeto foi apresentado ao prefeito Rogério Cruz no início de março, durante visita dele à unidade escolar. E, na semana passada, a turma esteve no Paço Municipal para a entrega da proposta de projeto de lei, que deve passar por análise de viabilidade antes de ser encaminhada à Câmara Municipal de Goiânia. “Foi muito bom, os meninos aprenderam muito”, avalia a gestora.

Foto: Divulgação Instagram