Estudantes de Rio Verde transformam papéis usados em novos através de Projeto de Reciclagem

Papel reciclado já está sendo utilizado na produção de diversos materiais

Cerca de 80 estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Quintiliano Leão Neto, de Rio Verde, participam do Projeto de Reciclagem de Papéis. Com o objetivo de reutilizar o papel que estava sendo descartado no lixo, os estudantes, com o auxílio dos professores da unidade escolar, idealizaram e desenvolveram a ação para a reciclagem.

O projeto, que integra a lista de Trilhas de Aprofundamento do Novo Ensino Médio da rede pública estadual, tem como base o Itinerário Formativo “Incertezas Naturais”, que visa contribuir para que o estudante compreenda os processos básicos da coleta, organização e síntese de dados, sob os conhecimentos das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Diante disso, os professores de Química, Valdivino Alves e Karoliny Simões, iniciaram as ações com os alunos. De acordo com Valdivino “Ao entender que grande parte dos papéis oriundos de trabalhos em salas de aula iam parar no lixo, decidimos partir para o conceito da economia e reciclagem. A ideia era aproveitar o material e transformá-lo em um novo”, afirma.

A professora Karoliny explicou que, primeiro, foram instaladas lixeiras específicas para a coleta de papéis que seriam levados ao laboratório do colégio para a reciclagem. "Usamos a mão de obra dos estudantes em todo o processo, desde a coleta, o preparo, até a produção", destacou ela.

Estudantes como “protagonistas”

Além de contribuir para o processo de conversão do desperdício, os estudantes utilizam o projeto para desenvolver a criatividade e novas habilidades. A aluna Witily Byanca, da 2ª série do Ensino Médio, destacou que o projeto torna os estudantes protagonistas, "Criar e desenvolver ideias faz parte do projeto. Tivemos, por exemplo, a ideia de incluir resíduos secos de alimentos, como as cascas de cebolas, para incrementar o feitio dos papéis.”

Para os professores envolvidos na reciclagem, o objetivo do projeto é, também, tornar os estudantes protagonistas, já que a ideia de reutilizar materiais “velhos” traz um conceito de sustentabilidade e empreendedorismo. “Os participantes podem trabalhar o lado empreendedor, pois os papéis reciclados também podem ser utilizados como forma de artesanato", ressalta Karoliny.