Governador Caiado entrega novo prédio de unidade escolar aguardado há mais de 30 anos em Teresina de Goiás

Detalhes

Inauguração do Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes foi um presente para a população no dia do aniversário do município. Investimento foi de R$ 2,6 milhões

No dia do aniversário de Teresina de Goiás, a população do município ganhou um presente inesquecível. Nesta data, o governador Ronaldo Caiado e a secretária de Educação, Fátima Gavioli, estiveram na cidade para inaugurar o novo prédio do Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes.

A entrega da nova unidade escolar é a realização de um sonho de mais de 30 anos da comunidade escolar, que sempre reivindicou uma escola melhor na cidade. Construído em 1970 com placas de concreto, o colégio apresentava estrutura bastante precária.

“Nos dias mais quentes, por conta do calor, a gente retirava os alunos das salas e os levava para debaixo do pé de manga. Lá, os professores improvisavam suas aulas. E nos dias de chuva, as salas ficavam totalmente alagadas”, explica a diretora Adêniz Rodrigues.

A realidade da instituição de ensino começou a mudar em setembro de 2019, quando a secretária Fátima Gavioli visitou o local e ficou surpresa com a precariedade do prédio, levando a situação ao conhecimento do governador Ronaldo Caiado.

A obra levou 18 meses para ficar pronta. A antiga estrutura foi totalmente demolida para dar lugar a uma nova unidade escolar com oito salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, cozinha com refeitório, quadra esportiva coberta e bloco administrativo.

Vitória da comunidade escolar  

Adêniz Rodrigues conta que alunos e professores estão encantados com  novo colégio, que recebeu investimentos da ordem de R$ 2,6 milhões para ser construído. “É um presente para todos nós trabalhar aqui, a partir de agora. Com toda certeza, esse espaço escolar tão bonito vai influenciar diretamente na aprendizagem dos estudantes e nós vamos avançar muito”, diz ela.

A jovem Kamille Vitória Rodrigues Santos, de 16 anos, estuda na escola desde o 6º ano do Ensino Fundamental. Aluna da 2ª série do Ensino Médio, ela comenta que por trás dessa importante vitória da comunidade escolar está muitos anos de luta. “Há cinco anos estudo aqui e nós sempre pedimos um prédio decente para estudar. Agora nós temos essa estrutura tão linda”, acrescenta.  

Dignidade e respeito

A secretária Fátima Gavioli lembrou que até a inauguração do novo prédio, muitas foram as promessas feitas pelos governantes, mas só o governador Ronaldo Caiado teve sensibilidade e compromisso com a causa.

“Essa obra é um sonho realizado, que demonstra o respeito do Governo de Goiás com nossos alunos e professores. Agora vocês têm um ambiente da melhor qualidade, que dá prazer de vir e permanecer”, destacou.

“Esse colégio tem uma história especial que precisa ser contada e registrada para não esquecermos o descaso com a educação ao longo dos últimos 30 anos”, frisou o governador Ronaldo Caiado, referindo-se ao fato dos alunos serem obrigados a ter aulas debaixo do pé de manga por causa do forte calor nas salas de aula.

Caiado salientou ainda que hoje o colégio está equipado e preparado para atender com dignidade a comunidade escolar. “Vocês não merecem menos que isso. Uma escola acolhedora e bem organizada vai refletir na melhoria da qualidade de vida de todos aqui”, completou.

Convidados

A cerimônia de inauguração do colégio contou com as presenças dos prefeitos de Campos Belos, Pablo Geovanni; Alto Paraíso, Marcus Rinco; Colinas do Sul, Fernando Paulino; Nova Roma, Eleuses Gonzaga; Cavalcante, Vilmar Kalunga; e Monte Alegre de Goiás, Felipe Campos; além da coordenadora regional de Campos Belos, Telma Maria; deputado estadual Amilton Filho; e secretária municipal de Educação, Maria das Graças Regis Magno.

[gallery ID=296]