“Luta é para garantir às crianças a formação adequada na idade certa”, diz Caiado ao entregar kit educacional

Detalhes

Governador afirma que ação dá condições para estudante atingir a boa qualidade de educação, sem nenhum desnível de um município em detrimento do outro. Foram investidos mais de R$ 5 milhões na aquisição de livros literários para o ensino infantil 

“Não tem aluno do município ou do Estado. Tem estudante em Goiás que precisa do apoio de todos nós”, destacou o governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (18/10), durante a entrega de kit literários do Programa AlfaMais Goiás, que vão beneficiar os 246 municípios do estado. O chefe do Executivo ressaltou que a entrega é um avanço no processo de alfabetização porque o material será destinado para o ensino infantil. O fundamental já foi contemplado anteriormente. 

Para esta nova etapa de distribuição, o Governo de Goiás investiu R$ 5,8 milhões, com o objetivo de garantir que até a segunda série do ensino fundamental os pequenos consigam ler e escrever. “Isso que estamos fazendo é fundamental, é a maior luta que se tem hoje no Brasil: garantir às crianças a formação adequada na idade certa. Isso é um desafio. A maioria não consegue atingir esse patamar, o que é inadmissível para nós que temos de cuidar de uma educação de qualidade”, explicou Caiado.

O governador ainda salientou que a distribuição dos kits para todos os municípios vai propiciar a unificação da grade curricular. “O que permite condições para o estudante atingir a boa qualidade de educação, sem nenhum desnível de um município em detrimento do outro”, reforçou o chefe do Executivo, que fez a entrega simbólica dos materiais durante o II Encontro Formativo do Programa AlfaMais Goiás.

Para a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, os avanços alcançados do programa AlfaMais Goiás representam o compromisso da atual gestão com a educação. “Existe cooperação entre o governo e as prefeituras. Fazemos tudo juntos. Isso só faz quem é desprendido de vaidade e recursos financeiros, porque você pode muito bem ter a opção, como a maioria dos governos fazem, de cuidar da sua própria rede. Ou você pode ser parceiro dos prefeitos e construir um povo muito mais instruído, que é o que o nosso governador optou por fazer”, pontuou Gavioli. 

O prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlos Alberto Andrade Oliveira, conhecido como Carlão da Fox, agradeceu o esforço do governo estadual pela educação e a contribuição para os ensinos infantil e fundamental, que é de responsabilidade dos municípios. “Esta é uma ação que não depende do governo do Estado, mas o governador, como sempre, demonstra que é parceiro, está nos ajudando no primeiro e segundo ano do ensino fundamental e, agora, no ensino infantil”, afirmou. 

Sistema Informatizado

Gestores de finanças das cidades também participaram do evento, com o compromisso de conhecerem o Sistema do AlfaMais Goiás (Siam), desenvolvido pelas Superintendências de Educação Infantil e Ensino Fundamental e a de Tecnologia da Seduc/GO. O objetivo do Siam é acompanhar a aprendizagem dos estudantes do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental e supervisionar os resultados da premiação das escolas.

A programação do Encontro Formativo contou ainda com duas palestras. Na primeira, “O Saego e as Políticas de Responsabilização: vinculação do ICMS na perspectiva da qualidade e equidade na educação goiana”, o especialista Anderson Araújo explicou como as políticas de incentivo à educação do governo goiano exemplificam o compromisso com o futuro do estado.  Em seguida, Isaltino Alves Barbosa falou sobre a “Avaliação Educacional e as Políticas de Responsabilização: novos paradigmas de gestão de educação pública”.

Foto: André Saddi

Legenda: Governador Ronaldo Caiado entrega kits literários, destinados ao ensino infantil, que vão beneficiar os 246 municípios goianos

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás