Governo de Goiás investe R$ 4,6 milhões para reforma e ampliação de 13 unidades escolares

Os repasses fazem parte do Programa Dinheiro Direto na Escola, do Governo de Goiás

A sede da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Goiânia e 14 escolas devem iniciar as obras neste segundo semestre. A iniciativa visa melhorar a infraestrutura, das instituições de ensino, por meio de reformas, ampliações, desenvolvimento de projetos de acessibilidade e espaços para a prática de esportes.

Essa é mais uma ação do Governo de Goiás para melhorar a educação estadual. Essas obras fazem parte do compromisso do governo estadual de manter os investimentos da educação e de assegurar uma escola moderna

“Essas ações contribuem para a segurança e bem estar das nossas crianças e adolescentes”, relata a coordenadora regional, Enicléia Morais. A Regional recebeu R$ 4 milhões e 950 mil através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Goiás).

Quadra esportiva

Com mais de 800 alunos, o Colégio Estadual Cora Coralina, localizado na Vila Redenção, em Goiânia, não tinha um local adequado para a prática de esportes. Entretanto, neste ano, a situação mudou. A unidade escolar terá uma quadra coberta, além de uma nova central de gás e sala de recursos, através do PDDE Goiás.

As obras, que já estão em fase de desenvolvimento, contempla todos os moradores da região, explica o gestor Everton Zanela. “Além das aulas de educação física, podemos utilizar a quadra para projetos culturais, festa junina e, inclusive, ampliar o uso dela para a prática de esporte para os jovens e adolescentes da comunidade”, afirma.

Reformas e ampliações

Para o gestor do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Drº Antônio Raimundo Gomes Da Frota, Werciley Silva, a verba de R$ 330.000,00 veio no momento certo. “A escola tem urgência de uma reforma. Iremos fazer a troca de piso, caixa d´água, reparos na cozinha, telhado, calçadas e muros”, assegura. A obra deve começar até o fim deste mês.

Já no Colégio Estadual José Lobo, localizado no Setor Rodoviário, o recurso será utilizado na reforma do sistema elétrico, além da substituição do telhado, instalação de sistema anti-incêndio e para a aquisição de itens de acessibilidade. “Essa ação irá beneficiar muito nossos alunos, já que as quedas de energias são frequentes na unidade escolar”, esclarece o gestor da instituição de ensino, Wellington Lagares.

Acessibilidade

O Centro de Atendimento Educacional Especializado Instituto Pestalozzi, no Setor Pedro Ludovico, atende 208 alunos especiais, no entanto não recebe obras por mais de uma década. “A última reforma do Instituto tem, aproximadamente, 14 anos e, recentemente, passou apenas por pequenos reparos", relata gestora da unidade escolar, Joelma Santos.

A diretora explica que, com a verba, a unidade escolar deve ampliar a acessibilidade na estrutura física, melhorando o atendimento às famílias e estudantes do ensino de educação especial.

Reformar

Somente neste ano, 97 escolas, sediadas na capital, receberam verbas para obras pelo programa Reformar. Ao todo, 2 milhões e 816 mil reais foram destinados as instituições de ensino para reparos na parte elétrica, hidráulica e pinturas padronizadas.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação.