Dia da Árvore é celebrado com o plantio de mudas de ipês rosa, roxo e amarelo na sede Seduc

Solenidade contou com as presenças das secretárias de Educação, Fátima Gavioli, e de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, Andréia Vulcanis, além do presidente da Amma, Gilberto Marques Neto e ainda de gerentes, superintendentes e servidores da Seduc Goiás

Uma cerimônia simbólica, marcada pelo plantio de algumas mudas de ipês na sede Centralizada da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), celebrou o Dia da Árvore na rede estadual de ensino nesta segunda-feira, 21/09.

A solenidade contou com as presenças da secretária de Educação, Fátima Gavioli; da secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis; do presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma), Gilberto Martins Marques Neto, além de gerentes, superintendentes e servidores da Seduc Goiás.

Fátima Gavioli lembrou que a ideia de plantar os ipês surgiu com a intenção de não deixar que o Dia da Árvore passasse em branco. A data já está incorporada ao calendário nacional e é celebrada no Brasil inteiro no dia 23 de setembro.

Segundo a secretária, durante a manhã desta segunda-feira, todas as unidades educacionais da rede pública estadual e as 40 Coordenações Regionais de Educação (CREs) foram orientadas a também plantarem pés de ipês em seus espaços. Ela explicou ainda que os ipês foram escolhidos por sua beleza e resistência e também por serem um dos principais símbolos do Cerrado goiano.

Parceria
Fátima Gavioli lembrou que a ideia do plantio foi da chefe de gabinete, Helena da Costa Bezerra, e que a ação contou com as parcerias da Comissão de Políticas de Gestão Ambiental da Seduc e da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma), que doou 50 mudas de ipês para serem plantadas.

“Com esse ato, nós queremos destacar o reconhecimento sobre a importância da natureza em nossas vidas e demonstrar o respeito que devemos ter pelo meio ambiente. Devemos sempre lembrar o quanto as árvores são importantes para a nossa qualidade de vida”, frisou a secretária de Educação.

O presidente da Amma, Gilberto Martins Marques Neto, salientou que Goiânia tem a maior área verde do Brasil e a segunda maior área verde do mundo. De acordo com ele, Goiânia possui 250 bosques espalhados pela cidade. “Essas árvores trazem benefícios muito grandes para a cidade e muitos deles, inclusive, voltados para a saúde pública. Elas funcionam como um ar-condicionado natural, retém as partículas poluentes suspensas no ar e, com isso, melhoram a qualidade do ar, amenizam a poluição sonora e também as temperaturas”.

Importância da educação
A secretária estadual de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, elogiou a iniciativa do plantio e frisou que “plantar uma árvore é fazer nascer uma vida. É ajudar a construir um mundo mais belo e bonito para nós e nossos descendentes”.

Para ela, o gesto cria a esperança de um futuro melhor e serve como um bom exemplo para o resto do país. Andréa Vulcanis ressaltou a importância da educação no sentido de ensinar as crianças e jovens a amarem e respeitarem o meio ambiente.

“Estamos passando por um momento muito difícil em nosso planeta, com as mudanças climáticas já interferindo na vida de todos. E só com amor e respeito pelo meio ambiente é que faremos um mundo melhor. A educação olha para o futuro e é nessas crianças que eu vejo a possibilidade de garantirmos um futuro melhor”, disse a secretária.

A solenidade celebrando o Dia da Árvore na Secretaria de Educação do Estado de Goiás incluiu o plantio de alguns exemplares de ipês nas cores roxo, amarelo e rosa. Ao todo serão plantadas 50 mudas pelo espaço da sede da Seduc. Em breve, as novas árvores criarão um ambiente mais bonito e acolhedor para todos os servidores da Pasta e garantirão melhor qualidade de vida para todos.